Começam os cursos de extensão universitária sobre o Transtorno do Espectro Autista da SMPED em parceria com a Unesp

Ontem (14) aconteceu a transmissão da aula magna que iniciou a abertura dos cursos de capacitação

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), inicia hoje (15) as aulas online sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para as turmas das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação da cidade de São Paulo. Nesta primeira etapa, 400 servidores serão capacitados.

Serão 3 formações distintas em cada área. O curso destinado aos professores municipais da educação infantil deve durar 4 meses e a carga horária é de cerca de 200 horas. Já a capacitação para os assistentes sociais da rede municipal deve durar 4 semanas, com carga horária de 40 horas.

No dia 3 de novembro, se iniciam as aulas de 200 profissionais da saúde que atuam na rede CER (Centro Especializado em Reabilitação). O primeiro módulo, de 30 horas, é destinado aos fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, médicos e terapeutas ocupacionais. Já o segundo módulo, que tem a mesma carga horária, é exclusivo aos terapeutas ocupacionais.

As aulas têm o objetivo de formar os alunos para atuarem no atendimento especializado da pessoa com TEA. Após a formação, os servidores poderão criar estratégias de atendimento de acordo com as necessidades específicas desse público, e de seus familiares, e assim prestar um serviço mais qualificado.

Todos os cursos são na modalidade EAD com aulas ao vivo e gravadas. Ao todo, 600 servidores municipais serão capacitados.

Live de abertura do curso

Ontem (15) a SMPED realizou uma live, através de suas redes sociais, para a apresentação do tema e falar desse projeto de formação que faz parte do Programa de Metas da Prefeitura.

A transmissão contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, da secretária Silvia Grecco e representantes das secretarias de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Professores Doutores da Unesp.

O prefeito Ricardo Nunes enfatizou a importância dessa capacitação: ''É preciso dar aos servidores municipais as condições para que promovam a inclusão. São eles que estão à frente dos serviços e são eles quem a população recorre. É fundamental capacitar os profissionais para que sejam capazes de estabelecer estratégias de abordagem. Este curso da Secretaria Municipal da Pessoa Com Deficiência em parceria com a Unesp é um passo importante para a qualificação dos servidores da assistência social, saúde e educação.''

Silvia Grecco, secretária municipal da Pessoa com Deficiência, mostrou entusiasmo ao falar sobre o curso: ''É um prazer enorme participar desse momento, ainda mais nesse projeto que tem três secretarias importantes, com secretários comprometidos com essa causa. Essa é a primeira formação e com certeza faremos outras e para isso escolhemos a Unesp, que é conhecida como referência no assunto. O conteúdo é muito rico e eu tenho certeza que essas horas de trabalho e estudo vão qualificar o serviço prestado a àqueles mais precisam na nossa cidade.''

A meta de número 21, do Programa de Metas 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo, tem o objetivo de criar o 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, realizar anualmente a Semana Municipal de Conscientização do Autismo e adquirir equipamentos de saúde e educação para o fortalecimento do atendimento da pessoa com TEA na rede municipal. Dentro desta ação ainda está a iniciativa de capacitar e atualizar 500 profissionais sobre a temática do autismo, por isso a oferta dos cursos de extensão universitária oferecidos pela SMPED.

Para assistir a Aula Magna acesse aqui