Confira o cronograma da Paraoficina Móvel do mês de outubro

A iniciativa, que oferece manutenção gratuita em cadeiras de rodas, órteses e próteses, já realizou mais de 8.5OO reparos

Para atender a uma demanda antiga dos paulistanos, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, criou a Paraoficina Móvel, uma van que conta com serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. A iniciativa é uma parceria entre a SMPED, Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e AACD.

A falta de manutenção e de reparos dos equipamentos, muitas vezes, faz com que deixem de ser usados ou continuem sendo usados de maneira precária, o que pode ameaçar a segurança física dos usuários. Diante deste cenário, a Paraoficina Móvel, com serviços itinerantes, realiza a manutenção necessária e contribui para o aumento da durabilidade e funcionalidade das Órteses, Próteses e Meios auxiliares de locomoção (OPMs), impactando positivamente na vida das pessoas com deficiência física que precisam desses recursos.

Desde seu início em setembro de 2019, a Paraoficina já realizou mais de 8.5OO reparos, sendo que 3.000 aconteceram no primeiro semestre deste ano. Com intuito de continuar crescendo e atingir cada vez mais pessoas, no final de cada mês é liberado o cronograma de atendimento dos próximos 30 dias. Assim, os paulistanos com deficiência podem se programar para realizar a manutenção de seus utensílios no CER mais perto da sua casa.

No mês de Outubro, cada CER terá pelo menos um dia de atendimento, sendo:

  • UNIDADE M’BOI MIRIM - Dias 07 e 18 (quinta e segunda-feira, respectivamente)
  • UNIDADE PARELHEIROS - Dia 04 (segunda-feira)
  • UNIDADE TUCURUVI - Dias 05 e 26 (ambos na terça-feira)
  • UNIDADE SÃO MIGUEL - Dias 13 e 27 (ambos na quarta-feira)
  • UNIDADE LAPA - Dias 06 e 20 (ambos na quarta-feira)
  • UNIDADE FLÁVIO GIANOTTI - Dia 19 ( terça-feira)
  • UNIDADE SÉ - Dias 01 e 22 (ambos na sexta-feira)
  • UNIDADE SANTO AMARO - Dias 15 e 29 (ambos na sexta-feira)


Confira os endereços das unidades:

  • CER - Flavio Gianotti: Rua Xavier de Almeida, 210
  • CER- LAPA: Rua Catão, 420
  • CER - M’Boi Mirim: Av. Alexandrina Malisano de Lima, 601
  • CER - Parelheiros: Rua Gaspar Leme S/N - Balneário São José
  • CER - São Miguel: Rua Professor Antônio Gama de Cerqueira, 347
  • CER - Sé: Rua Frederico Alvarenga, 259 – 3º andar
  • CER - Tucuruvi: Av. Zaki Narchi, 357
  • CER - Santo Amaro: Avenida Miguel Yunes, 491 - Usina Piratininga

Como funciona?
Os serviços contam com dois técnicos especializados em OPMs, em um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos. Os atendimentos são realizados prioritariamente nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), equipamentos de reabilitação da rede municipal de saúde.

Os Centros Especializados em Reabilitação (CERs) fazem o agendamento das pessoas que precisam dos serviços nos dias previstos no cronograma de visitas. No dia marcado, o munícipe deverá apresentar o cartão do SUS e documento RG ou outro documento com foto. As visitas serão realizadas durante a semana, somente em dias úteis, quando poderão ser atendidas até 16 pessoas por dia, dependendo da complexidade do reparo.

O horário de atendimento será das 9h às 17h. O telefone para agendar o atendimento é: (11) 3913-4071.

Sobre a AACD

Fundada em 1950, a AACD possui uma infraestrutura completa dedicada à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades neuro-ortopédicas – composta por um hospital ortopédico, nove unidades de reabilitação e cinco oficinas para fabricação de produtos ortopédicos. Anualmente, realiza cerca de 800 mil atendimentos especializados para pacientes de todas as idades, via SUS, particular e convênios. Conta ainda com as áreas de Ensino e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País, e com a inclusão escolar e esportiva, que contribuem para a inclusão da pessoa com deficiência. Acesse: aacd.org.br.