Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência realiza live em celebração ao Setembro Azul

Transmissão acontece na próxima quarta-feira, 29, com o objetivo de apresentar os avanços e desafios da comunidade surda

A luta pela inclusão e visibilidade da comunidade surda é representada pelo Setembro Azul. O mês é marcado por diversos eventos da comunidade surda. Eles são voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência realiza no dia 29 de setembro, às 19h, pelos facebook e youtube da SMPED, a live SMPED na Ativa: “Setembro surdo: avanços e desafios da comunidade surda”.

Com o objetivo de apresentar as necessidades, reivindicações, a relação da comunidade com a cidade de São Paulo e os serviços municipais voltados as pessoas com deficiência auditiva e surdas, a transmissão contará com a mediação do secretário adjunto surdo da SMPED, Vinícius Schaefer e os convidados:

  • Nayara Rodrigues que é arte-educadora, poeta surda e consultora de tradução de Libras, mãe, performer, co-fundadora do grupo Ramarias e contadora de histórias no gRUPO êBA);
  • Gabriel Isaac, design gráfico surdo, criador de conteúdo nas redes sociais que produz os conteúdos pela comunidade surda, além do conteúdo online, ministra palestras em eventos e atua como tradutor e intérprete em shows online de grandes nomes da música;
  • Sylvia Lia, doutoranda surda em linguística na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na USP e atualmente é professora de libras da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, lecionando disciplina para graduação nos cursos de Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Radiologia, bem como Fonoaudiologia por 3 anos;
  • Sandro Santos, professor de Libras, ator e estudante de direito surdo.

Diversas comemorações, voltadas as pessoas com deficiências, são realizadas neste mês, como o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23), o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Surdo (26) que é a data de fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857.

Por que Setembro?

A escolha do setembro para esse movimento não foi feita por acaso. O mês tem datas importantes para a comunidade surda:

  • 6/09 e 11/09: O Congresso de Milão de 1880 proibiu o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos. Esse marco fez com que os surdos tivessem que se adaptar às línguas orais até que as línguas de sinais fossem novamente aceitas;
     
  • 23/09: Dia Internacional das Línguas de Sinais: A data estimula a discussão da falta de acessibilidade em Libras, tanto nos ambientes físicos, quanto nos ambientes virtuais;
  • 26/09: Dia Nacional do Surdo. O dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos do Brasil;
  • 30/09: Dia Mundial do Tradutor e Intérprete: Dia de São Jerônimo, grande intelectual que fez a tradução da Bíblia da língua hebraica e grega para o latim.

Por que Azul?

Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas identificavam as pessoas com deficiência com uma faixa azul no braço e os surdos eram obrigados a usá-la. Com o fim da guerra, a cor passou a simbolizar a opressão enfrentada pelos surdos e o orgulho da identidade surda. Essa ressignificação do azul ficou marcada na Cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony) em 1999, que lembrava os surdos que foram vítimas da opressão. Nela, o Dr. Patty Ladd (surdo) usou uma fita azul no braço pela primeira vez como símbolo do movimento. Hoje, a cor azul turquesa é usada, por ser uma cor viva e vibrante, que representa a riqueza cultural de uma comunidade que brilha com orgulho.

Serviços da Prefeitura de São Paulo

Segundo dados revistos pelo IBGE no final de 2017, a capital conta com 810.080 pessoas com deficiência, dentre elas 120.660 mil surdos e com deficiência auditiva. Destacamos que surdos são pessoas que nasceram com a deficiência, já pessoas com deficiência auditiva adquiriram em um determinado período da vida.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SMPED, tem apresentado políticas públicas e ações importantes para atender a comunidade.

A Central de Intermediação em Libras (CIL), administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), é um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas surdas, com deficiência auditiva e servidores públicos ouvintes. Com a instalação do sistema, os equipamentos municipais poderão atender o público surdo e com deficiência auditiva com interpretação em tempo real. Os munícipes podem fazer download do aplicativo por meio da “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para celulares e tabletes Android ou IOS e computadores, via website.

Quando acionado, o serviço faz a mediação entre surdo e ouvinte, através de um intérprete. Iniciativa inédita no Brasil, usuários surdos da CIL, e servidores públicos municipais, não utilizam seus pacotes de dados para o uso do aplicativo. Trata-se de uma medida de impacto junto aos usuários mais carentes, tendo em vista que a utilização desse recurso via celular consome, em média, 100Mb por vídeochamada, o que representa um impedimento para a ampliação do uso da CIL. Só neste ano, já foram 1089 atendimentos presenciais e 6045 atendimentos pelo aplicativo.

Além disso, a SMPED tem uma parceria com o aplicativo Hand Talk para que surdos e pessoas com deficiência auditiva possam ter acesso ao conteúdo, notícias e serviços de todos os portais da Prefeitura de São Paulo, Secretarias Municipais e Subprefeituras em Língua Brasileira de Sinais. Ao entrar nas páginas da Prefeitura, o usuário deve clicar no ícone de acessibilidade em azul ao lado direito da tela, que indicará o tradutor em tempo real. Quando ativado, basta selecionar o texto com o cursor do mouse que o intérprete 3D Hugo fará a tradução do texto ou voz.

avatar Hugo da Hand Talk com a camiseta azul com o logotipo Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

 

A falta de acessibilidade digital em Libras faz com que a internet esteja praticamente offline para uma parcela significativa da população, que não consegue consumir qualquer tipo de conteúdo ou até mesmo fazer compras online. Apesar de ser obrigatória por lei desde janeiro de 2016, quando a Lei Brasileira de Inclusão entrou em vigor, a acessibilidade digital ainda está longe de ser uma realidade no país.

Diante deste contexto, a Hand Talk disponibiliza para empresas e entidades o Tradutor de Sites, uma ferramenta prática que resolve o problema com um simples clique. Após a ativação da janela de acessibilidade do Tradutor, o usuário é apresentado ao Hugo, intérprete 3D, que faz a tradução dos textos e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais. Os sites que contam com a tecnologia passam a abrir as portas para um público de milhões de pessoas, de forma inovadora e socialmente responsável, dando autonomia para seus usuários surdos.

A Prefeitura de São Paulo tem trabalhado ativamente para mudar esta realidade. Serviços como o Selo de Acessibilidade Digital também fazem parte das iniciativas em prol da inclusão e que tentam tornar a cidade de São Paulo cada vez mais inclusiva e acessível.

Setembro Azul X Setembro Surdo

A cor azul é usada por que representa a riqueza cultural de uma comunidade que brilha com orgulho, além de ter um contexto histórico por trás. Porém, a luta pela inclusão e visibilidade é representada pelo Setembro Surdo.Todos os dias pessoas surdas sofrem capacitismo e exclusão por parte daqueles que não compreendem o que significa ser surdo.

Serviço: Setembro Surdo: avanços e desafios da comunidade surda
Data: 29 de setembro, quarta-feira

Horário: 19h
Local: online Facebook: smpedsp Youtube: inclusaosp