Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado nesta manhã em evento promovido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelas redes sociais e aconteceu na Praça das Artes, no Centro Histórico da capital.

no palco, mais de cinco pessoas no evento: o prefeito Ricardo Nunes, a primeira dama Regina Nunes, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, o secretário municipal de esportes e lazer, Thiago Martins Milhim, o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Yohansson do Nascimento e vereadores convidados.

Hoje (21) é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e para celebrar essa importante data, que reivindica direitos e inclusão, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, (SMPED) promoveu uma celebração com a participação da Cia de Ballet de Cegos, de atletas paralímpicos e contou com homenagem a memória de Dudu Braga.

O evento teve inicio às 09h e foi apresentado pelo fotógrafo Gabriel Facchini, hoje funcionário da prefeitura de São Paulo, mas que também já atuou na SMPED.

no palco, o fotógrafo Gabriel Facchini.

O mestre de cerimônia convidou ao palco o prefeito Ricardo Nunes, a primeira dama Regina Nunes, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, o secretário municipal de esportes e lazer, Thiago Martins Milhim, o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Yohansson do Nascimento e vereadores convidados.

A abertura da cerimônia ficou a cargo da secretária Silvia Grecco, que acompanhada do filho Nikolas Grecco, falou da sua missão de vida como mãe, gestora e militante da causa da pessoa com deficiência. “Quando nos falamos da pessoa com deficiência, antes da deficiência, nos falamos da pessoa que precisa de direitos e oportunidades como todos. É um trabalho em conjunto, pela causa, é um trabalho de amor, respeito e ainda temos muito a conquistar e vamos lutar para isso”, discursou a secretária.

O prefeito Ricardo Nunes falou sobre a importância da data e ressaltou o compromisso da cidade com a causa. “São Paulo tem aproximadamente 810 mil pessoas com algum tipo de deficiência e temos uma preocupação muito forte com a inclusão. Contamos com diversas ações para acolher e garantir políticas públicas para essas pessoas. Ainda há muito o que fazer, mas temos plena consciência da nossa responsabilidade.”

Estavam entre os convidados os atletas que participaram dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e que subiram ao palco para receber uma homenagem pela campanha nas Paralímpiadas. Amanhã (22) é o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, data que também foi lembrada.

O vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e ex-atleta Yohansson do Nascimento comentou o feito alcançado pelos atletas com as 72 medalhas conquistas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e parabenizou a dedicação e foco mesmo diante da pandemia.

O evento dessa manhã ainda contou com um vídeo em homenagem a memória de Dudu Braga, falecido no início desse mês (08). O produtor musical teve grande representatividade na pauta pela inclusão e colaborou como secretário adjunto da SMPED em 2016.

A Cia Ballet de Cegos da Associação Fernanda Bianchini encantou os presentes com danças diversas, do Ballet Clássico ao Hip Hop. O espetáculo contou com apresentações solos e em grupo. A Cia é reconhecida mundialmente por um método pioneiro de ensino da técnica do Ballet Clássico a pessoas e cegas e com deficiência visual, desenvolvido pela bailarina e fisioterapeuta Fernanda Bianchini.

cinco bailarinas no palco do evento, Elas usam vestidos brancos com luzes de led azul no vestido.

A comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em 21 de setembro foi oficializada em 2005 pela lei Nº 11.133. No entanto, a data é celebrada desde a década de 80 por iniciativa de movimentos pelos Direitos das Pessoas com Deficiência com o objetivo de conscientizar a causa da inclusão social.

“As pessoas com deficiências existem e precisam ser amadas, respeitadas e incluídas esse é o nosso papel e é o que queremos fazer”, assim finalizou o evento a secretária Silvia Grecco.

A transmissão do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência está disponível no Youtube e Facebook da SMPEDSP.