Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência concede Selo de Acessibilidade para a Japan House São Paulo

Cerimônia de entrega foi realizada na manhã dessa sexta-feira (03) com a presença da secretária Silvia Grecco e do presidente da instituição, Eric Klug.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), entregou hoje (03) o Selo de Acessibilidade Arquitetônico para a Japan House São Paulo.

Participaram da entrega a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, o coordenador de Assessibilidade e Desenho Universal da SMPED, Edilson Flausino, o presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug, o vice presidente da instituição, Carlos Roza, assim como o diretor de operações, Claudio Kurita e também a representante do Consulado do Japão em São Paulo, Asuka Ozutsumi.

“Eu fiquei muito feliz quando conheci a Japan House, pude perceber o olhar que eles têm para a acessibilidade, não só arquitetônica, mas ampla, comunicacional e de atitude. Então, se eles foram aprovados pela nossa Comissão Permanente de Acessibilidade, que tem um trabalho muito sério, é porque eles atendem todos os critérios. Essa é nossa meta, quanto mais espaços tivermos assim, nós teremos uma cidade mais inclusiva com mais respeito e mais oportunidade”, disse a secretária Silvia Grecco.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, entrega o Selo de Acessibilidade Arquitetônica para o presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug. Eles estão em uma sala, com chão de madeira e as janelas atrás deles com a vista para a Av Paulista.

Criado em 2011 o Selo de Acessibilidade tem como objetivo estimular a acessibilidade em projetos e ambientes arquitetônicos, seguindo as normas técnicas de acessibilidade e de desenho universal.

A certificação foi regulamentada pelo Decreto nº 45.552/2004 e é concedida para edificações novas ou já existentes, públicas ou privadas, que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Já foram contemplados espaços como escolas, centros culturais, templos religiosos, restaurantes e bancos.

“Receber a secretária e essa certificação do município é uma honra imensa porque premia o nosso caminho. Nós gostaríamos de ser um exemplo para a cidade na questão da acessibilidade porque isso promove a diversidade e essa é a nossa obrigação moral, legal e ética”, falou o presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug.

O Selo de Acessibilidade pode ser solicitado através da página 

Além da certificação, a instituição também foi homenageada com a entrega de uma placa que parabeniza a acessibilidade da atual exposição ‘Lounge Esportivo: Tokyo 2020’ que apresenta conteúdos sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos desse ano.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, entrega uma placa que parabeniza a Japan House pela acessibilidade  da exposição "Lounge Esportivo:Tokio 2020" para o presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug. Eles estão em uma sala, com tv, os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos atrás deles.

De acordo com o presidente da Japan House São Paulo, além da acessibilidade arquitetônica há também a preocupação de assegurar uma experiência para todos. “No último ano, avançamos muito na acessibilidade dos conteúdos. Todas as exposições hoje contam com bancada acessível, com audiodescrição, Libras, videolibras e etc”, explicou Eric Klug.

 

Sobre a Comissão Permanente de Acessibilidade

São Paulo foi a primeira cidade do país a criar uma comissão de acessibilidade deliberativa, em formato de colegiado, com a participação ativa da sociedade civil, além das diversas secretarias e órgãos da municipalidade.

Considerada um órgão da Prefeitura de São Paulo, vinculada à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), conforme Decreto 58.031/2018, a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) é composta por diversos representantes de secretarias, entidades de classe de áreas afins como engenharia, arquitetura, entre outros representantes da sociedade civil, com seus membros e suplentes indicados pelo secretário da pasta, presidente ou responsável pela entidade.

Em maio desse ano, a CPA completou 25 anos de existência.

 

Sobre a Japan House

Fundada pelo governo japonês, a Japan House é um espaço para difundir a cultura japonesa para comunidade internacional.

Em São Paulo, o projeto foi inaugurado em 2017 e desde então apresenta exposições e eventos relacionados a cultura milenar e inovadora do país nipônico. A Japan House também está presente em outras cidades do mundo como Londres e Los Angeles.

Na foto a secretária da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Silvia Grecco,  o presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug, o vice presidente da instituição, Carlos Roza, assim como o diretor de operações, Claudio Kurita e também a representante do Consulado do Japão em São Paulo, Asuka Ozutsumi.  Eles estão em uma sala, com chão de madeira e as janelas atrás deles com a vista para a Av Paulista.