Vacinação para adolescentes de 16 e 17 anos com comorbidades e deficiência segue nesta quinta

Comprovação da condição de risco ou deficiência é obrigatória; gestantes e puérperas dessa faixa etária também estão elegíveis

A capital paulista segue com a vacinação prioritária contra a Covid-19 para jovens de 16 e 17 anos que tenham comorbidades ou deficiência permanente nesta quinta-feira (19). Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) nessa faixa etária também estão elegíveis.

Toda a rede de postos de vacinação opera normalmente. São 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além das farmácias parceiras, dos 20 megapostos e 21 drive-thrus, com funcionamento das 8h às 17h.

O site De Olho na Fila ajuda a evitar aglomerações ao exibir a movimentação de pessoas nas unidades de vacinação.

Documentos obrigatórios

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a obrigatoriedade de o jovem estar acompanhado dos pais. Na impossibilidade desse acompanhamento, o adolescente deve estar acompanhado de um adulto com uma autorização assinada por um responsável.

Além disso, também é obrigatório apresentar documentos de identificação, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e um comprovante de residência no município de São Paulo, em formato impresso ou digital, em nome dos pais ou responsável.

Nos casos de deficiência permanente, o jovem deve levar um comprovante, podendo ser um laudo médico que indique a deficiência, cartão de gratuidade no transporte público indicando deficiência, documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência.

Já para quem tem comorbidades, deve ser apresentado um comprovante de condição de risco, como receitas, relatórios médicos em formato impresso ou digital e demais documentos com identificação do paciente, CRM do médico e na validade de 2 anos de emissão.

Todas as comorbidades e deficiências permanentes elegíveis para a vacina antiCovid estão disponíveis na página Vacina Sampa.

Vale ressaltar que o pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento nos postos de imunização. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NA CAPITAL
19 de agosto de 2021 (quinta)
Drive-thrus e farmácias parceiras: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 8h às 17h.
Megapostos: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 8h às 17h.
UBSs: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: vacinação D1 e D2. Funcionamento das 7h às 19h.

Para consultar os endereços dos postos, acesse a página Vacina Sampa.