Edital da Prefeitura busca parceria para capacitar servidores sobre violência contra pessoas com deficiência

Projeto selecionado receberá até R$ 50 mil e terá duração de 6 meses

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) lança edital para selecionar organizações da sociedade civil (OSC) capazes de capacitar agentes públicos sobre o tema e, assim, colaborar para a identificação e prevenção desses casos.

A violência contra pessoas com deficiência ainda permanece invisível em nossa sociedade, sobretudo porque costuma ser praticada por pessoas muito próximas das vítimas e até por membros do círculo familiar. Uma situação em que a denúncia dos abusos se torna difícil, podendo ser ainda mais complicada se a vítima apresenta redução da capacidade cognitiva ou problemas de comunicação, como nos casos da deficiência intelectual e da surdez, respectivamente.

Nesse contexto, os serviços públicos – escolas, unidades de saúde, clubes e centros de assistência social, entre outros – são espaços de confiança e observação importantes para identificar os episódios ou a prática sistemática da violência, efetuando a denúncia e o encaminhamento para a rede de proteção social.

Mas, para que a rede de proteção seja acionada, os profissionais que atuam nesses serviços precisam estar aptos a perceber os sinais da violência, que não se resumem a marcas de agressão física, podendo assumir a forma de assédio psicológico, sexual, patrimonial e supressão das liberdades individuais.

Os interessados têm até dia 15 de agosto para encaminhar suas propostas pelo e-mail colaboracao01.smped@prefeitura.sp.gov.br.

Mais detalhes sobre os critérios de seleção podem ser obtidos consultando o edital.

Acesse as informações completas também no Diário Oficial.

Resultado

Acesse a ATA da Comissão de Seleção DO

Acesse: SEI PMSP - 048168978 - Edital