Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência assina termo de uso da CIL com Defensoria Pública do Estado de São Paulo

O serviço facilitará a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência assinou hoje, 16, junto com a Defensoria Pública de São Paulo o termo de uso da Central de Intermediação em Libras (CIL).

O evento aconteceu online e contou com a presença da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco; do Dr. Florisvaldo Antonio Fiorentino Jr, defensor público do Estado de São Paulo e da Dra. Betania Devechu Ferraz Bonfa, coordenadora do Atendimento da Defensoria Pública da Capital.

A assinatura tem como objetivo, as instalações de Postos de Atendimento Presencial – PAPs da Central de Intermediação em Libras – CIL, gerenciada pela SMPED, em mais sete unidades da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Ainda, vai facilitar a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas, no atendimento do serviço público prestado pelo órgão.

"É necessário eliminar qualquer barreira que as pessoas com deficiência possam ter na busca por justiça. A ampliação da parceria com a SMPED reforça esse compromisso que a Defensoria Pública do Estado tem com a população", destacou o defensor público Florisvaldo.

"Estou muito feliz com o termo assinado e coloco toda a Secretaria para outras parcerias, não só com a instalação de mais Pontos de Atendimento em Libras, mas também em outros projetos que visem garantir os direitos das pessoas com deficiência e de todos os cidadãos", falou a secretária Silva Grecco.

As novas unidades a serem instaladas são:

I. Santana;
II. São Miguel Paulista;
III. Itaquera;
IV. Freguesia;
V. Atendimento Inicial Criminal da Defensoria Pública – Fórum Criminal da Barra Funda;
VI. Santo Amaro;
VII. Lapa.

Sobre a CIL:

O serviço realiza a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. É coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Disponibilizado através do aplicativo CIL-SMPED, é gratuito e o usuário surdo não gasta o seu pacote de dados de internet, sendo a navegação patrocinada pela Prefeitura de São Paulo, através de acordo de quatro operadoras de telefonia celular com a SMPED.

São 5.774 cadastrados como usuários e 260 pontos de atendimentos presenciais instalados na cidade. Só neste ano, foram mais de 2.500 chamadas atendidas e 18 mil atendimentos, desde o início, em 2018. Foram 290 atendimentos feitos a partir dos PAP’s instalados nas 2 unidades da Defensoria, até hoje.

print da tela de transmissão com os participantes da assinatura.