Dia Internacional do Trabalho: conheça os projetos que a Prefeitura proporciona para a entrada das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

As ações contribuem para a capacitação profissional e integração com a sociedade

Dia 1° de maio comemora-se o Dia Internacional do Trabalho. Uma data mundialmente histórica devido às reinvindicações de melhorias trabalhistas. Com o passar dos anos leis trabalhistas foram implementadas com o objetivo de assegurar o direito do trabalhador. Um exemplo é a Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213/1991) que completa 30 anos, no dia 24 de julho, desde ano. Essa legislação foi imposta devido às desigualdades e barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam para a inclusão no mercado de trabalho. A lei exige que pessoas com deficiência ocupem de 2% a 5% dos postos de trabalho de empresas com 100 ou mais funcionários.

Empresas que estimulam a diversidade de profissionais em seus cargos possuem um campo de visão maior em relação à criatividade, relacionamentos, humanização e competências. Trabalhar faz com que as pessoas com deficiência olhem para si mesmas e analisem que são aptas e capazes para serem inclusas em diversas áreas profissionais. Por isso, as empresas precisam estar preparadas acessivelmente para recebê-los.

A Prefeitura de São Paulo vem contribuindo para a valorização da inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. As ações feitas, Contrata SP; Programa de Estágio para Pessoas com Deficiência e Projeto Empreendedorismo Para Todos, foram fundamentais para ampliar o acesso ao trabalho.


Contrata SP e Programa de Estágio para Pessoas com Deficiência


Conheça os programas:

O Contrata SP é um projeto gratuito organizado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico do Trabalho (SMDET). Empresas de diversos setores participam para deixar em aberto vagas de trabalho para pessoas com deficiência.

Desde 2017 o contrata SP já obteve 35 mil encaminhamentos, 9.266 atendimentos, 576 empresas ofertando 14 mil vagas de trabalho e 870 pessoas admitidas.

O Programa de Estágio para Pessoas com Deficiência é uma parceria da SMPED com a Secretaria Municipal de Gestão (SMG) e tem como função aumentar a entrada de estudantes com deficiência nas vagas de estágio e tornar mais fácil a inserção no mercado de trabalho formal. A Lei Federal nº 11.788/2008, determina que 10% das vagas de estágio, sejam ocupadas por estudantes com deficiência.

O estágio prepara o estudante para a vivência profissional, desafios impostos no dia a dia em sociedade e interação com outros colaboradores.

Desde 2017, 138 estagiários já foram contratados pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

Projeto Empreendedorismo Para Todos

A Secretaria da Pessoa com Deficiência e a ASID (Ação Social para Igualdade das Diferenças) em parceria com o Grupo Volkswagen e o Itaú Unibanco lançara, no dia 15 de abril o Projeto Empreendedorismo Para Todos. O foco é apoiar a capacitação das pessoas com deficiência no universo do empreendedorismo. Profissionais e especialistas estarão à disposição para auxiliar o preparo da capacitação de pessoas com deficiência.

Todas as pessoas com deficiências, inclusive as psicossociais podem participar e é preciso ser residente de São Paulo e região. Recursos de acessibilidade estarão disponíveis em todas as turmas. Para se inscrever basta preencher o formulário.