Prefeitura de São Paulo realiza capacitação para profissionais que atuam na área de Recursos Humanos

Objetivo é auxiliar os gestores de empresas públicas ou privadas no processo de contratação e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), entre os dias 23 e 24 de fevereiro, das 10h30, às 12h, realizará o curso online: "Trabalho, direito de todos - Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência". A capacitação é voltada para gestores de recursos humanos, da área de diversidade e demais funcionários envolvidos no processo de inclusão de pessoas com deficiência. O objetivo é melhorar o processo de contratação e desenvolvimento profissional dos colaboradores com deficiência, ampliar o olhar a respeito dos programas de diversidade e inclusão das empresas e orientar sobre os aspectos legais e práticas inclusivas, levando em consideração as especificidades do trabalhador e a área de atuação do empregador. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro.
 
A SMPED tem realizado várias ações que elevam a acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência. Com o intuito de aumentar o número de pessoas com deficiência, no mercado de trabalho, desde 1991, a Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213) foi sancionada. A legislação exige que as empresas com cem ou mais funcionários destinem 2% a 5% dos postos de trabalho para pessoas com deficiência.
 
Para atender a demanda na capital e principalmente cumprir os direitos, a SMPED criou o Contrata SP, uma feira de empregabilidade voltada à contratação de profissionais com deficiência. A ação conta com o apoio operacional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), colaborando, em suas 10 edições, principalmente com empresas que buscam se adequar à Lei de Cotas. Desde 2017, foram 35 mil encaminhamentos; 9.266 atendimentos; 576 empresas ofertando 14 mil vagas de trabalho; e 870 pessoas admitidas.
 
O Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência é uma outra ação que faz a diferença na capital, que visa incentivar a administração pública municipal e o setor privado a contratar estagiários com deficiência até, pelo menos, o percentual de 10% estabelecido pela Lei Federal Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Parceria com a Secretaria Municipal de Gestão (SMG), transformou a vida de jovens e adultos com deficiência. Contratação de 138 estagiários pela PMSP desde 2017.
 
A entrada das pessoas com deficiência no cenário profissional representa uma poderosa ferramenta de transformação, porque movimenta a economia e abre possibilidade de protagonismo. O curso abordará temas importantes para contribuir na criação de estratégias e ações afirmativas, como:
 
• Pessoa com Deficiência: Legislação, conceitos, dados e terminologia;
• Desenho Universal, acessibilidade, adaptações razoáveis e tecnologia assistiva; Inclusão no mercado de trabalho;
• Política de inclusão profissional;
• O papel do Estado.
Com a exigência do cumprimento das leis e cada vez mais frequente presença das pessoas com deficiência em todos os setores da sociedade, diversas transformações positivas vêm acontecendo:
 
“O trabalho significa dignidade e autoestima para as pessoas com deficiência. A partir da inclusão no mercado de trabalho, elas enxergam que são plenamente capazes de exercer funções no ambiente corporativo e na sociedade. Ainda temos muito a evoluir na prática para tornar essa política ainda mais efetiva” avalia a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.
 
“A capacitação terá como foco os profissionais das áreas de Recursos Humanos, diversidade, responsabilidade social e demais setores envolvidos no processo de inclusão social e profissional da população com deficiência” destaca a secretária adjunta da SMPED, Marinalva Cruz, uma das orientadoras do curso.
 
As inscrições podem ser realizadas por meio do link: http://bit.ly/capacitaçãotrabalho.
 
Participe!
 
Serviço: Capacitação: "Trabalho, direito de todos - Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência"
Data: 23 e 24 de fevereiro de 2021
Horário: 10h30 às 12h
Local: Online  
Inscrição no linkhttp://bit.ly/capacitaçãotrabalho até 19/02/2021