AACD completa 70 anos e a cidade de São Paulo comemora

Instituição continua sendo referência em reabilitação no país

Hoje, 3 de agosto, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) chega aos 70 anos com muita história para contar.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), comemora seu aniversário e todas as conquistas que marcaram a vida de milhões de pessoas.

“A AACD continua sendo a principal referência em reabilitação do Brasil”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

A instituição faz parte da história da cidade de São Paulo, onde tudo começou.

Fundada em 03 de agosto de 1950, a AACD nasceu do desejo do Dr. Renato da Costa Bomfim, especialista em Ortopedia, de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência física no Brasil.

Na época, o país enfrentava a poliomielite, que deixou sequelas motoras em centenas de pessoas, principalmente crianças. Dr. Bomfim viajou para os Estados Unidos encontrou centros de reabilitação modernos, novos equipamentos ortopédicos e protocolos diferenciados e decidiu trazer ao Brasil um novo modelo de assistência em Ortopedia e Reabilitação. Nascia a AACD e a cidade de São Paulo ganhava um novo centro de reabilitação com padrão internacional, cujo foco era o tratamento e à inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência física.

A AACD é uma organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico-terapêutica de excelência em Ortopedia e Reabilitação. A Instituição atende pessoas de todas as idades, recebendo pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e particular.

Atualmente, possui nove Unidades espalhadas pelo Brasil, que contam com equipes multidisciplinares especializadas. Em São Paulo, o Hospital Ortopédico realiza cerca de 7 mil cirurgias por ano, sendo grande parte de alta complexidade. A Instituição mantém ainda cinco oficinas ortopédicas, consideradas referência nacional na fabricação de órteses, próteses, adaptações para cadeiras de rodas e demais produtos ortopédicos.

Em conquista recente para atender a uma demanda antiga dos paulistanos, a Prefeitura de São Paulo lançou a iniciativa que leva aos bairros da cidade a Paraoficina Móvel, uma van que conta com serviços gratuitos de manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Saúde (SMS) e da AACD.

Para o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, a iniciativa reforçou o compromisso da Prefeitura de São Paulo de tornar a cidade um modelo mundial em acessibilidade e inclusão: “É um modelo inovador! A cidade de São Paulo sendo mais uma vez, referência! O projeto vai atender principalmente pessoas de baixa renda, que contam com o poder público para garantir seus direitos, visando sempre melhorar a qualidade de vida e autonomia. Ter a AACD como parceira demonstra a seriedade e compromisso do projeto que tem obtido grande êxito”.

Sobre a Paraoficina Móvel

Acesse o site da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - Paraoficina Móvel.

Sobre a AACD
Acesse o site da instituição https://aacd.org.br/