Prefeitura de São Paulo atende surdos venezuelanos por meio da Central de Intermediação em Libras (CIL)

Com ajuda da SMPED, equipe da SMADS pode fazer o atendimento remoto por vídeoconferência

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) tem trabalhado em muitos projetos e ações voltadas ao munícipe com deficiência.

Na semana passada, a SMPED recebeu da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), uma demanda diferente, ajudar no atendimento de três munícipes venezuelanos surdos que buscaram ajuda da Supervisão de Assistência Social (SAS/Jabaquara).

Ontem, 15, em data agendada, as três pessoas foram atendidas pela Central de Intermediação em Libras (CIL), pela intérprete de Libras, Sara Cardenas, também venezuelana e refugiada em São Paulo. Para o atendimento buscou-se intérprete que soubesse a Língua Venezuela de Sinais. A princípio, o atendimento seria feito com intérprete que estava no Panamá, mas a solução encontrada estava aqui em São Paulo.

Sara Cardenas, venezuelana, também refugiada, intérprete da língua. Sara se emocionou e disse que foi motivo de orgulho poder colaborar e ajudar outros venezuelanos.

A CIL é um serviço gratuito de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos que pode ser feito em posto presencial ou pelo aplicativo CIL-SMPED.

"O objetivo da CIL é promover a autonomia das pessoas com deficiência auditiva. A SMPED tem um papel fundamental de garantir o cumprimento dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, sempre contando com o apoio da comunidade surda, para que o serviço seja referência nacional. Esse atendimento especial deixa claro o serviço sério e de qualidade que a Prefeitura vem fazendo", destaca o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

A CIL funciona 24 horas, por meio do aplicativo, website e postos de atendimento, pessoas com deficiência auditiva e surdos podem contatar ou utilizar os serviços públicos municipais da cidade com acesso a CIL em qualquer horário.

Sobre a Central de Intermediação em Libras (CIL)