PREFEITURA DE SÃO PAULO

Pessoas com Deficiência que já são isentas estão liberadas do novo rodízio municipal em São Paulo

A nova medida nada muda a rotina de quem já tem seu direito adquirido. Novos pedidos podem ser feito pelo Portal 156

08/05/2020 14h41

A Prefeitura de São Paulo vai retomar o rodízio municipal com medidas mais rígidas a partir da próxima segunda-feira (11/05), o anúncio foi feito ontem, quinta-feira, pelo prefeito Bruno Covas e prevê a redução do fluxo de veículos na cidade de São Paulo em 50%.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SMPED), informou que tal medida não muda em nada a isenção já concedida às pessoas com deficiência, condutoras ou não, que já têm autorização da Prefeitura para rodar normalmente na cidade de São Paulo.

“A medida tomada é extremamente necessária para diminuir a circulação das pessoas e com isso o contágio do coronavírus, principalmente para as pessoas com deficiência que são, sem dúvida, as mais vulneráveis. E para quem tem a isenção, nada muda”, afirmou Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

As pessoas com deficiência que não tem a autorização de liberação do rodízio, podem fazer seus pedidos pelo Portal 156. No momento, os atendimentos presenciais estão suspensos como medida de prevenção à propagação do novo Coronavírus. No Portal há todas as informações e orientações. O órgão responsável pelo rodízio municipal é a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT) e o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV). Não há adesivo ou credencial para ser afixada no veículo. A placa do veículo isento é cadastrada no Sistema de Administração de Penalidades Aplicadas a Administração e Trânsito (APAIT), garantindo a sua identificação.

O anúncio feito pelo Prefeito prevê a redução do fluxo em 50%. Os veículos terão a restrição estabelecida por placas com final par ou ímpar. No dia ímpar não circulam veículos com final ímpar (1,3,5,7,9), nos dias pares, não circulam veículos com final par (0,2,4,6,8). A medida compreende todos os dias da semana, nas 24 horas do dia e vai valer para toda cidade de São Paulo, não apenas no centro expandido. “É uma medida necessária para que a gente evite ter de decretar ‘lockdown’ na cidade. Estamos tentando evitar uma medida extrema, que é impedir a circulação de pessoas na cidade de São Paulo”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

Todos os profissionais da área da Saúde também estão isentos do rodízio, mas precisam se cadastrar no isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br. Um comunicado será enviado por email a todos os prestadores de serviço solicitando a cada profissional envio da documentação simples e autodeclaratória com CPF, nome do profissional, estabelecimento no qual ele trabalha e a placa do seu veículo.

A Prefeitura vai dar um prazo de dez dias para o cadastro e, nesse período, as multas desses profissionais serão excluídas, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes