Pessoas com deficiência em situação de rua são abrigadas no Centro de Acolhida Emergencial

Centro de Acolhida Emergencial (CAE) instalado no Centro Esportivo Municipal do Tietê foi adaptado e preparado para funcionar 24 horas e oferece 200 vagas

A Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Pessoa com Deficiência (SMPED), vêm trabalhando em todas as frentes para ajudar no combate à pandemia na cidade. Em 3 de abril criou mais um Centro de Acolhida Emergencial (CAE), agora destinado às pessoas com deficiência e idosos em situação de rua, àqueles que estão em extrema vulnerabilidade.

O equipamento instalado no Centro Esportivo Municipal do Tietê foi adaptado e preparado para funcionar 24 horas e oferece 200 vagas, sendo 132 para idosos e 68 para pessoas com deficiência. O acolhido recebe kits de higiene, banheiros e refeições, além de orientações de prevenção e higienização.

Na última sexta-feira, 24, já havia 72 pessoas com deficiência. Em visita equipe da SMPED acompanhou o trabalho e atendimento feito às pessoas com deficiência pelos profissionais de saúde, fisioterapeutas e funcionário da Organização da Sociedade Civil. Fisioterapeutas indicam ao acolhidos a melhor posição para deitar para melhorar a circulação e diminuir o inchaço dos pés e evitar escaras.

Ainda para as pessoas com deficiência, a SMPED vai oferecer os serviços da Paraoficina Móvel, uma van customizada com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para fazer reparos em cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção como muletas, bengalas e andadores.

As pessoas são encaminhadas pra lá pela equipe da SMADS que faz um primeiro atendimento nos CRAS e CREAS para depois levá-los ao CAE.

Há outros Centros localizados nas regiões da Sé, Santo Amaro, Santana, Mooca e Lapa. Entre os novos equipamentos, há também o Centro de Acolhida Especial (CAE) para pessoas em situação de rua reservado aos diagnosticados com covid-19, localizado na Vila Clementino, região sul da capital, juntos, os sete centros emergenciais somam 594 vagas.

 

 no CTA, um homem em uma cadeira de rodas passa pela entrada da porta.

 dentro do CTA, três pessoas na foto, uma mulher, um homem e um homem que usa uma cadeira de rodas. Todos usam máscaras. Um dos homens realiza uma pequena vistoria na cadeira de rodas.

mais de 20 pessoas na foto. Foto panorâmica do CTA, mesas e camas espalhadas ao redor.

mais de cinco pessoas na foto. Camas ao redor dentro do CTA, um dos homens usa uma cadeira de rodas, todos estão com máscaras e conversam ao redor de uma cama.

 panorâmica do galpão CTA. Camas espalhadas ao redor. Mais de 40 pessoas na foto.

 panorâmica do galpão CTA. Camas espalhadas ao redor. Mais de 40 pessoas na foto.

céu aberto, lado de fora de um dos corredores do CTA, pessoas passam e um home está sentando em uma cadeira em um dos cantos.