Central de Intermediação em Libras (CIL) funciona 24 horas

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo permite que pessoas com deficiência auditiva utilizem o serviço de forma remota com intérpretes ao vivo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), ampliou o horário de funcionamento da Central de Intermediação em Libras (CIL) para 24 horas! Por meio do aplicativo, website e postos de atendimento, pessoas com deficiência auditiva e surdos podem contatar ou utilizar os serviços públicos municipais da cidade com acesso a CIL em qualquer horário. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, revisto em 2017, a cidade de São Paulo tem mais de 120 mil surdos.


A CIL, administrada pela SMPED, é um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeochamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos. Com a instalação do sistema, os equipamentos municipais atendem o público surdo e com deficiência auditiva com interpretação em tempo real.
Para atender a essa população vários equipamentos públicos já contam com o sistema, e desde o início deste ano, já foi instalado Postos de Atendimento Presencial (PAP) em Hospitais Municipais da capital. Além dos hospitais, vários outros serviços como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), SPTrans, Subprefeituras, SPTuris, Defensoria Pública e Prefeitura de São Paulo, já contam com o serviço.

“O objetivo da CIL é promover a autonomia das pessoas com deficiência auditiva. A SMPED tem um papel fundamental de garantir o cumprimento dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, sempre contando com o apoio da comunidade surda, para que o serviço seja referência nacional, como um dos melhores do país”, destaca Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), assinou em setembro de 2019, um contrato de navegação patrocinada com as quatro grandes operadoras de telefonia (Claro, Vivo, Tim e Oi) para a Central de Intermediação em Libras (CIL). A iniciativa inédita no Brasil e, permite que, usuários surdos da CIL, e servidores públicos municipais, não mais utilizem seus pacotes de dados para o uso do aplicativo. Trata-se de uma medida de impacto junto aos usuários mais carentes, tendo em vista que a utilização desse recurso via celular consome, em média, 100Mb por vídeochamada, o que representava um impedimento para a ampliação do uso da CIL.

Além de atender demanda da comunidade surda, a iniciativa também foca nos servidores públicos municipais, que poderão baixar o aplicativo em seus smartphones e usá-lo quando tiver que atender um munícipe que só se comunica em Libras.

Os munícipes com deficiência auditiva podem fazer download do aplicativo por meio da “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para celulares e tabletes Android ou IOS e computadores, via website. Quando acionado, o serviço faz a mediação entre surdo e intérprete.

Para mais informações, acesse: http://bit.ly/2Ih2dCR