O Festival Sem Barreiras, da Prefeitura de São Paulo, foi o vencedor no Prêmio Estado de São Paulo para as Artes

Cid Torquato, idealizador do Festival, ganhou o prêmio na categoria inclusão, diversidade e acesso à cultura

Na noite de ontem, quarta-feira, 29, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo, revelou os vencedores em cada uma das 15 categorias da principal premiação cultural do Estado.

O evento homenageou os vencedores que foram anunciados em grande cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Foram 15 profissionais da cultura que se destacaram ao longo de 2019 por suas realizações. O Prêmio Estado de São Paulo para as Artes 2019 foi criado em 1950 e reformulado no último ano.

“Estamos aqui, todos nós, para dizer que em São Paulo, cultura é prioridade. Nós reconhecemos o papel da cultura e das expressões culturais, papel essencial, estratégico e fundamental para o desenvolvimento humano, econômico e social do nosso Estado”, anunciou o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, foi o vencedor na categoria Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura, pela criação do Festival Sem Barreiras.
Para o Secretário Cid Torquato, o prêmio é o reconhecimento de que a Prefeitura de São Paulo está no caminho certo, trabalhando por uma cidade cada vez mais inclusiva em todas as áreas. “Dedico este prêmio a todo movimento político da Pessoa com Deficiência no Brasil!”- declarou Cid Torquato.

Sobre o Sem Barreiras

O Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência, é um projeto da Prefeitura de São Paulo, e foi criado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Cultura (SMC) e apoio e participação de instituições culturais da cidade. A primeira edição aconteceu em setembro de 2019 e contou com mais de 110 atrações: circo, contação de história, dança, debates, exposições, intervenções, música, oficinas, palestras, passeios, performances, poesia, teatro e visitas monitoradas.

O Festival tem como objetivo divulgar o importante trabalho realizado pelos artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um, seja no teatro, na música, dança, ou em qualquer outra manifestação cultural. Com a convicção de que, por meio da cultura, a deficiência pode ser vista e entendida de outra forma, valorizando o potencial de cada pessoa.

Além disso, o Festival também mostrou a importância da divulgação dos símbolos de acessibilidade comunicacional (Libras, audiodescrição e legenda) em toda programação cultural da cidade, facilitando a vida das pessoas que precisam desses recursos.

O evento que durou uma semana, chamou a atenção para o tema da inclusão, teve grande público e por sua representatividade comprovada, entrou para o calendário de eventos da cidade de São Paulo. A edição de 2020 já tem data, será de 21 a 27 de setembro.


Sobre o Prêmio:

Criado em 1950 e completamente reformulado este ano, homenageou 15 profissionais da cultura que se destacaram ao longo de 2019 por suas realizações. Cada um dos vencedores recebeu um troféu e o valor de R$ 30 mill. As indicações foram feitas pelos membros do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa; do Condephaat; da Comissão de Análise de Projetos do ProAC Express e ID+CMS; e pelos secretários de Cultura dos 645 municípios de São Paulo. Trta-se da principal premiação cultural do Estado e da maior em nível estadual no Brasil.

Confira os vencedores em cada categoria