O Festival Sem Barreiras, da Prefeitura de São Paulo, está entre os finalistas do Prêmio Estado de São Paulo para as Artes 2019

Festival concorre na categoria inclusão, diversidade e acesso à cultura

Nesta quinta-feira, 9, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo, revelou os cinco finalistas indicados em cada uma das 15 categorias da principal premiação cultural do Estado.

O evento vai homenagear os vencedores que serão anunciados em grande cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, no dia 29 de janeiro. São 15 profissionais da cultura que se destacaram ao longo de 2019 por suas realizações. O Prêmio Estado de São Paulo para as Artes 2019 foi criado em 1950 e reformulado no último ano.

“A cultura é um dos principais ativos de São Paulo e está sendo tratada como prioridade pelo Governo do Estado”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sergio Sá Leitão. “É fundamental reconhecer e valorizar as realizações dos nossos artistas, produtores e executivos, que contribuem imensamente para o desenvolvimento do Estado com seu talento e seu empenho.”

O Sem Barreiras foi indicado na categoria Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura no nome do seu idealizador, o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

O Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência, é um projeto da Prefeitura de São Paulo, e foi criado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Cultura (SMC) e apoio e participação de instituições culturais da cidade. A primeira edição aconteceu em setembro de 2019 e contou com mais de 110 atrações: circo, contação de história, dança, debates, exposições, intervenções, música, oficinas, palestras, passeios, performances, poesia, teatro e visitas monitoradas.

O Festival tem como objetivo divulgar o importante trabalho realizado pelos artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um, seja no teatro, na música, dança, ou em qualquer outra manifestação cultural. Com a convicção de que, por meio da cultura, a deficiência pode ser vista e entendida de uma outra forma, valorizando o potencial de cada pessoa.

Além disso, o Festival também mostrou a importância da divulgação dos símbolos de acessibilidade comunicacional (Libras, audiodescrição e legenda) em toda programação cultural da cidade, facilitando a vida das pessoas que precisam desses recursos.

O evento que durou uma semana, chamou a atenção para o tema da inclusão, teve grande público e por sua representatividade comprovada, entrou para o calendário de eventos da cidade de São Paulo. A edição de 2020 já tem data, será de 21 a 27 de setembro.

“Estou muito honrado em estar entre os cinco finalistas na categoria Inclusão, diversidade e acesso à cultura. Mostra que estamos no caminho certo, trabalhando por uma cidade cada vez mais inclusiva em todas as áreas. Afinal, não tenho dúvidas de que São Paulo é a capital do turismo e da cultura acessíveis!” – declara Cid Torquato.

Sobre o Prêmio:

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vai homenagear, em grande cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, no dia 29 de janeiro, 15 profissionais da cultura que se destacaram ao longo de 2019 por suas realizações. Trata-se do Prêmio Estado de São Paulo para as Artes 2019, criado em 1950 e completamente reformulado este ano.

Cada um dos vencedores receberá um troféu e o valor de R$ 30 mil. Há novas categorias; e as indicações foram feitas pelos membros do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa; do Condephaat; da Comissão de Análise de Projetos do ProAC Expresso ICMS; e pelos secretários de Cultura dos 645 municípios de São Paulo. Trata-se da principal premiação cultural do Estado e da maior em nível estadual no Brasil.

Mais informações:www.cultura.sp.gov.br/conheca-os-finalistas-do-premio-estado-de-sao-paulo-para-as-artes-2019/

 

Por Ciça Cordeiro