Mapa da Rede de Serviços Acessíveis, da Prefeitura de São Paulo, está entre as melhores soluções digitais do WSA 2019

As iniciativas representam o Brasil no World Summit Awards, que premia ações digitais com impacto social

O World Summit Awards apresentou a lista dos 131 projetos selecionados da edição 2019, sendo quatro projetos do Brasil. Eles vêm de 26 países diferentes e foram selecionados de um total de 430 projetos, mostrando assim como a inovação digital pode resolver os desafios presentes no século XXI.

Quatro iniciativas inscritas do Brasil foram escolhidas pelo grande júri: o projeto do Mapa da Rede de Serviços Acessíveis da Prefeitura de São Paulo, que disponibiliza geograficamente os equipamentos públicos acessíveis e que prestam atendimento à pessoa com deficiência em São Paulo; o site Turismo Adaptado, que promove a acessibilidade e inclusão no lazer e turismo para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e necessidades específicas; a empresa Egalitê que auxilia as pessoas com deficiência a entrar no mercado de trabalho e as empresas a cumprirem a lei de cotas e o Clube Watt, que desenvolveu uma plataforma onde o acesso à energia renovável é fácil e transparente, ao alcance de qualquer pessoa.

A etapa brasileira do WSA, que tem o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, contemplou, no mês de setembro, oito projetos: Casa Adaptada (Governo e Participação Cidadã), Vovs (Saúde e Bem-estar), De criança para criança (Aprendizagem e Educação), Clube Watt (Meio Ambiente), Turismo Adaptado (Cultura & Turismo), Egalitê (Inclusão & Empoderamento), Mapa da Rede de Serviços Acessíveis (Assentamentos Inteligentes & Urbanização) e Signa Edu (Negócios e Comércio).

Dos projetos do Brasil, quatro foram selecionados pelo júri online, responsável por indicar as melhores iniciativas mundiais. Foram 90 membros do júri que avaliaram os mais de 420 projetos indicados de 101 países.

Conheça a lista de vencedores que serão premiados no WSA Global Congress em Viena, Áustria, de 9 a 11 de março de 2019. 

Para o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, a escolha dos projetos brasileiros revela que o país está alinhado com a tecnologia: “O Brasil é um campo fértil em termos de inovação e várias iniciativas já foram reconhecidas em outras edições do WSA. Ficamos muito orgulhosos pela seleção! Esperamos que a premiação seja um incentivo para desenvolvedores e ativistas participarem das próximas edições.”

Confira a lista completa com os projetos selecionados.

Sobre o WSA

O World Summit Awards é uma iniciativa global no âmbito da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação da ONU. O WSA é o único evento mundial sobre TICs que abrange a comunidade mobile em mais de 180 países. Mais informações em: www.worldsummitawards.org, facebook.com/worldsummitawards, instagram.com/worldsummitawards  e twitter.com/WSAoffice, #WSA.

Sobre o WSA Brasil
A etapa brasileira do Word Summit Awards premia não só as iniciativas nas oito categorias mundiais, mas também reconhece projetos na categoria especial Accessibility, tendo como referência os critérios do W3C. A iniciativa local tem o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Confira a lista de vencedores da etapa brasileira de 2019