PREFEITURA DE SÃO PAULO

Foto de Exposição que participou do Festival Sem Barreiras, da Prefeitura de São Paulo, está entre as dez melhores do mundo

Para a International Disability and Development Consortium, a foto da modelo Liu Costa, da exposição Femina Aurea, está entre as 10 melhores

14/11/2019 17h55

modelo com deficiência física, ela usa uma prótese  está em  uma escada, segurando um corrimão subindo um dos degraus.

O Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência, realizado em Setembro deste ano, pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), trouxe várias atrações para a cidade, foram mais 100 eventos entre shows, música, circo, teatro, dança, intervenções, contação de história, palestras, oficinas e exposições.

A exposição Femina Aurea, que abriu o Festival, marcou presença na cidade, e reuniu um grande público para ver belíssimas fotografias, em preto e branco, de catorze mulheres com deficiências físicas e mobilidade reduzida. O objetivo do trabalho é retratar a beleza desses corpos que são estereotipados e apagados da estética social vigente em razão das limitações que apresentam, bem como fomentar reflexões sobre o padrão estético corporal considerado normal, belo e aceitável na sociedade contemporânea. A idealizadora desse projeto é Ana Vitória Maia Fonseca, consultora jurídica, designer e produtora de moda, que com seu olhar atento, percebeu a imprescindibilidade de registrar e enaltecer imageticamente, esses ‘Corpos Inspiradores’.

Segundo Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, a exposição veio de encontro à proposta do Festival Sem Barreiras, que é divulgar o importante trabalho realizado pelos artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um, seja no teatro, na música, dança ou em qualquer outra manifestação cultural. Através da cultura, a deficiência pode ser vista e entendida de uma outra forma, valorizando o potencial de cada pessoa.

A Mostra Fotográfica reúne visões artísticas de seis geniais fotógrafos baianos: Dione Tonheiro, Fábio Bouzas, Flávia Cirne, Homero Carrasco, Marcelo Veras e Ricardo Sena, e conta também com uma equipe de aproximadamente sessenta profissionais, dentre os quais designers, maquiadores, artistas, psicólogos, entre outros.

A exposição que veio de Salvador para São Paulo, também teve suas fotos inscritas no Concurso “Together for Inclusion” do IDDC – International Disability and Development Consortium, um consórcio global de organizações não governamentais (ONGs) que tem como objetivo promover o desenvolvimento inclusivo internacionalmente, com foco especial na promoção dos direitos humanos para todas as pessoas com deficiência, em mais de 100 países ao redor do mundo.
A foto da modelo Liu Costa, fotografada por Flávia Cirne, foi escolhida e está entre as 10 melhores do mundo! Como reconhecimento de sua relevância, ficará junto as outras vencedoras em tour pela Europa, circulando por diversos países, durante o ano de 2020, começando agora em 2 de dezembro em Bruxelas, na Bélgica.

Para Ana Vitória Fonseca, o FEMINA AUREA traz como conteúdo, mais pluralidade e representatividade, focando nas questões inerentes ao mundo da pessoa com deficiência em suas variadas causas e formas. “É um projeto que comemora a diversidade, dando inclusive visibilidade a outras lutas da humanidade contemporânea. Quando fui chamada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, para participar do Festival Sem Barreiras, fiquei emocionada, honrada e feliz em saber que a cidade de São Paulo, além de se preocupar, também abraça o tema em toda sua dimensão”, declarou.

Por Ciça Cordeiro
Coordenadora de Comunicação da SMPED