Foto de Exposição que participou do Festival Sem Barreiras, da Prefeitura de São Paulo, está entre as dez melhores do mundo

Para a International Disability and Development Consortium, a foto da modelo Liu Costa, da exposição Femina Aurea, está entre as 10 melhores

modelo com deficiência física, ela usa uma prótese  está em  uma escada, segurando um corrimão subindo um dos degraus.

O Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência, realizado em Setembro deste ano, pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), trouxe várias atrações para a cidade, foram mais 100 eventos entre shows, música, circo, teatro, dança, intervenções, contação de história, palestras, oficinas e exposições.

A exposição Femina Aurea, que abriu o Festival, marcou presença na cidade, e reuniu um grande público para ver belíssimas fotografias, em preto e branco, de catorze mulheres com deficiências físicas e mobilidade reduzida. O objetivo do trabalho é retratar a beleza desses corpos que são estereotipados e apagados da estética social vigente em razão das limitações que apresentam, bem como fomentar reflexões sobre o padrão estético corporal considerado normal, belo e aceitável na sociedade contemporânea. A idealizadora desse projeto é Ana Vitória Maia Fonseca, consultora jurídica, designer e produtora de moda, que com seu olhar atento, percebeu a imprescindibilidade de registrar e enaltecer imageticamente, esses ‘Corpos Inspiradores’.

Segundo Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, a exposição veio de encontro à proposta do Festival Sem Barreiras, que é divulgar o importante trabalho realizado pelos artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um, seja no teatro, na música, dança ou em qualquer outra manifestação cultural. Através da cultura, a deficiência pode ser vista e entendida de uma outra forma, valorizando o potencial de cada pessoa.

A Mostra Fotográfica reúne visões artísticas de seis geniais fotógrafos baianos: Dione Tonheiro, Fábio Bouzas, Flávia Cirne, Homero Carrasco, Marcelo Veras e Ricardo Sena, e conta também com uma equipe de aproximadamente sessenta profissionais, dentre os quais designers, maquiadores, artistas, psicólogos, entre outros.

A exposição que veio de Salvador para São Paulo, também teve suas fotos inscritas no Concurso “Together for Inclusion” do IDDC – International Disability and Development Consortium, um consórcio global de organizações não governamentais (ONGs) que tem como objetivo promover o desenvolvimento inclusivo internacionalmente, com foco especial na promoção dos direitos humanos para todas as pessoas com deficiência, em mais de 100 países ao redor do mundo.
A foto da modelo Liu Costa, fotografada por Flávia Cirne, foi escolhida e está entre as 10 melhores do mundo! Como reconhecimento de sua relevância, ficará junto as outras vencedoras em tour pela Europa, circulando por diversos países, durante o ano de 2020, começando agora em 2 de dezembro em Bruxelas, na Bélgica.

Para Ana Vitória Fonseca, o FEMINA AUREA traz como conteúdo, mais pluralidade e representatividade, focando nas questões inerentes ao mundo da pessoa com deficiência em suas variadas causas e formas. “É um projeto que comemora a diversidade, dando inclusive visibilidade a outras lutas da humanidade contemporânea. Quando fui chamada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, para participar do Festival Sem Barreiras, fiquei emocionada, honrada e feliz em saber que a cidade de São Paulo, além de se preocupar, também abraça o tema em toda sua dimensão”, declarou.

Por Ciça Cordeiro
Coordenadora de Comunicação da SMPED