Festival A Vida no Centro leva cultura e experiências para o Centro Histórico

Primeira edição do festival será realizada na Praça Antônio Prado e terá show de Mariana Aydar, debates, gastronomia, literatura e tours. Toda a programação será gratuita

Ocupar o Centro Histórico de São Paulo com arte, cultura e experiências, estimulando assim uma nova relação das pessoas com a região onde a cidade nasceu. Esse é o propósito do 1º Festival A Vida no Centro, que será realizado nos dias 9 e 10 de novembro na Praça Antônio Prado (onde fica o coreto da Bolsa), um dos lugares mais charmosos e que melhor simbolizam o novo momento do Centro, que vem se transformando positivamente por meio da gastronomia e da cultura.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) levará tradução em Libras para os debates que acontecerão no Diálogos A Vida no Centro, e no palco com o Show da Mariana Aydar.

Os debates apresentados no CCBB, sábado (9), a partir das 10h30, localizado Rua Álvares Penteado, 112, terão vários temas, entre eles o tema “SP Capital do Turismo e Cultura Acessível”, pelo Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato. Confira toda programação.

O festival é uma iniciativa dos empreendedores Denize Bacoccina e Clayton Melo, criadores da A Vida no Centro, plataforma de informação e inteligência especializada no Centro de São Paulo, e da consultora de comunicação Gê Rocha.

Com todas as atrações gratuitas – e a maior parte ao ar livre –, o evento conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo de São Paulo, e do vereador José Police Neto, e quer oferecer experiências para moradores e turistas da cidade. O festival já conta com o Grupo Bio Ritmo como patrocinador e está em negociação avançada com outras marcas que também querem se associar a este novo momento do Centro, estimulando a realização de eventos que promovam a convivência e levem cultura e artes à população.

O projeto tem a TV Globo como media partner e parceira na programação com o Arte na Rua, iniciativa da emissora que valoriza os artistas de rua e leva arte para a população de forma gratuita e democrática. Preshow (mídia em cinema) e JCDecaux Brasil também são media partners do evento, que tem parceria estratégica com o CIVI-CO, polo de impacto social, e Sebrae. A direção técnica e de produção está a cargo do Bourbon Street, que tem vasta experiência em projetos como esse e reforça o compromisso do festival com a excelência técnica.

Confira a programação completa disponível no site do evento

Sábado (9/11)

Diálogos A Vida no Centro

 símbolo de acessibilidade libras



Com intérprete de Libras

Local: CCBB (Rua Álvares Penteado, 112)
Programação preliminar sujeita à confirmação dos participantes

10h30 – 10h45 – O Centro Histórico de São Paulo – Orlando Faria – Secretário de Turismo e Casa Civil

10h45 às 11h - O Centro de São Paulo como um polo de inovação e cultura, por Clayton Melo (A Vida no Centro).

11h – 11h15 - São Paulo Capital do Turismo e Cultura Acessível, por Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência

11h15 às 12h15 - Painel 1 – Negócios de impacto social: o que são e o que isso tem a ver com o Centro de SP

Em 2015, a ONU propôs uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um desses objetivos é tornar as cidades mais sustentáveis e inclusivas. É nesse contexto que entram em cena os negócios de impacto social, que têm o propósito de transformar positivamente a realidade por meio de inovações criadas, por exemplo, pelas startups. Mas qual o papel das empresas no fomento desse processo? Como o setor privado pode, num esforço conjunto com o poder público e toda a sociedade, impulsionar mudanças positivas em São Paulo?

  • Ricardo Podval CEO civi-co, polo de impacto social
  • Marcelo Linguitte – Head de Parcerias Estratégicas e Mobilização de Recursos da Rede Brasil do Pacto Global
  • Elissa Fichtler – Pimp My Carroça, movimento pela valorização dos catadores de rua
  • Alexandre Mutran - Gerente de Comunicação Regional da TV Globo
  • Mediação – Clayton Melo (A Vida no Centro)

14h às 15h - Painel 2 – Como a gastronomia está transformando o Centro de São Paulo

A região central vive uma grande efervescência gastronômica, com a abertura de uma série de novos bares e restaurantes, que atraem frequentadores e turistas e geram empregos. Uma pesquisa do Dieese, por encomenda da Prefeitura de São Paulo, registra que apenas os distritos da Sé, República e Consolação reúnem cerca de dois mil estabelecimentos, quase 10% do total registrado na cidade. Esses dados são de 2016, antes, portanto, do atual boom gastronômico do Centro de São Paulo. Quais os fatores que levaram a região a se tornar o polo de gastronomia mais vibrante da cidade e qual o impacto disso no desenvolvimento do Centro?

  • Carolina Lafemina – Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
  • Janaina Rueda – Chef e dona do Bar da Dona Onça
  • Dani Borges – chef e dona do pub vietnamita Bia Hoi
  • José Police Neto – Vereador, autor do Projeto de Lei que incentiva as microcervejarias artesanais na cidade de São Paulo
  • Mediação – Denize Bacoccina (A Vida no Centro)

15h às 16h - Painel 3 – O poder da diversidade no Centro de São Paulo e os benefícios da pluralidade para o desenvolvimento

O Centro é o território onde a diversidade se apresenta com mais força em São Paulo, seja no ponto de vista de gênero, racial, origem étnica ou classe social. Como a sociedade pode aproveitar todo esse potencial, desenvolvendo talentos, estimulando o empreendedorismo e contribuindo assim para uma sociedade mais justa do ponto de vista social?

  • Verinha Nunes de Santana – Coordenadora do Afrolab, produtora executiva do Festival Feira Preta e do projeto Aquário Urbano e curadora artística da Associação Cultural Cecília
  • Renato Meirelles – Presidente do Instituto Locomotiva, à frente da pesquisa “A Voz e a Vez – Diversidade no Mercado de Consumo e Empreendedorismo”
  • Michel Farah – Presidente do Grupo Farah - holding da Social In, empresa especializada em inclusão social
  • Mediação: Rosenildo Ferreira – jornalista – Vale do Dendê
     

Praça Antônio Prado
16h à 1h – Feira Preta Pocket – (Feira Cultural Preta) Roupas, acessórios etc.
 

Passeios pelo Centro Histórico

12h e 17h - CCBB POR DENTRO - Visitas guiadas pelo edifício-sede para a criançada e suas famílias (sinal libras) CCBB - Rua Álvares Penteado, 112

12h às 16h - Derivas da Memória Educadores concentrados na Praça Antônio Prado e no CCBB propõem um percurso por entre alguns dos monumentos da região central paulistana que contam e contam a história da cidade, por meio de imagens, com paradas interativas para fotos e vídeos.
Programa CCBB Educativo Arte & Educação - CCBB - Rua Álvares Penteado, 112 e Praça Antônio Prado (Coreto)

17h – Experiência imersiva pelas memórias da cidade com Wans Spiess, do Calçada SP

17h30 – Pôr do sol no Centro Histórico, por Caminhos do Triângulo

Visitas Guiadas no Centro Histórico

• Edifício Martinelli - a partir das 11h
• Edifício Matarazzo - 14h30 e 16h30
• CCBB - 12h e 17h

SHOWS

Palco 15 de Novembro

simbolo de acessibilidade de libras



20h às 21h30
- Mariana Aydar
Com intérprete de Libras


Praça Antônio Prado

16h às 18h – Thiago Pimentel no Coreto

18h às 20h – DJ no Coreto
21h30 à 1h – Festa com DJ no Coreto - Brasilidades com Theo Werneck


Domingo (10/11)

Bio Ritmo (Rua 15 de Novembro, 194)

10h às 11h30 – Debate na Bio Ritmo - A importância da atividade física e os riscos do sedentarismo

O Brasil é o país mais sedentário do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Em São Paulo, uma pesquisa da Rede Nossa São Paulo mostrou que 48% dos paulistanos não praticam nem praticaram nenhuma atividade física nos últimos 12 meses. No cenário nacional, a situação é ainda pior: dados da OMS colocam o Brasil como o país mais sedentário do mundo. Quais os riscos para a saúde do sedentarismo? O que pode ser feito para romper este ciclo Vamos discutir o tema mostrando que não é preciso ter nenhuma condição física nem gastar dinheiro para se exercitar. E mostrar as inúmeras possibilidades de se exercitar no espaço público.

  • Juliano Ceglia – Casa do Atleta
  • Dr. Paulo Kertzman – Médico ortopedista, coordenador do programa Exercise is Medicine no Brasil
  • Adriano Príncipe – Ultramaratonista

Vagas limitadas – Inscrição pelo contato@avidanocentro.com.br ou por este link: http://bit.ly/2N5IcmX

Praça Antônio Prado

Arena infantil

10h às 16h – Atividades para o público infantil, como contação de histórias, teatro, brincadeiras

11h - “A Cenoura Gigante” (circo-teatro) – A palhaça Sinira Antonieta mostra, com muito humor, como toda ajuda, por menor que seja, faz a diferença, em uma adaptação livre do clássico conto russo "O nabo gigante" de Aleksei Tolstói. Por Gente Que Produz Agência Cultural - Palco Praça Antônio Prado

12h às 16h - Derivas da Memória Educadores concentrados na Praça Antônio Prado e no CCBB propõem um percurso por entre alguns dos monumentos da região central paulistana que contam e contam a história da cidade, por meio de imagens, com paradas interativas para fotos e vídeos.
Programa CCBB Educativo Arte & Educação - CCBB - Rua Álvares Penteado, 112 e Praça Antônio Prado (Coreto)

10h às 18h – Feira Preta Pocket – Roupas, acessórios etc

12h às 13h - Aula aberta Bio Ritmo - Fit Dance
 

Passeios no Centro Histórico

10h – Tour infantil – pais e filhos descobrindo o Centro Histórico, por Caminhos do Triângulo

10h - Walking Tour “O Centro de São Paulo pelo olhar da arquitetura”, pela guia Tayana Santos.

12h e 17h - CCBB POR DENTRO - Visitas guiadas pelo edifício-sede para a criançada e suas famílias (com Libras) CCBB - Rua Álvares Penteado, 112

14h30 – SP Free Walking Tour (tour bilíngue português e inglês)
 

Visitas Guiadas no Centro Histórico

• Edifício Martinelli - a partir das 11h
• CCBB - 12h e 17h

15h às 17h – DJ – Praça Antônio Prado

16h30 – Banda Mustache & Os Apaches – CCBB

17h – Ana Cacimba no Coreto


Informações à imprensa
Daniela Ribeiro – daniela@temperocultural.com.br – (11) 99664-3441