Em sua 9ª edição, Contrata SP Pessoa com Deficiência reúne mutirão de emprego e qualificação profissional

Ação realizada na Zona Oeste ofereceu mais de 2 mil vagas no mercado de trabalho e cursos gratuitos em diversas áreas. Empresas de vários segmentos participaram da ação que promove a inclusão de profissionais com deficiência e reabilitados do INSS

Promover a inclusão profissional das pessoas com deficiência é uma das metas da administração municipal. Nesta terça-feira (5), a Prefeitura de São Paulo realizou na Zona Oeste da cidade uma ação voltada à empregabilidade de pessoas com deficiência. Quem estava em busca de recolocação profissional pode contar com a 9ª edição do Contrata SP Pessoa com Deficiência. A ação gratuita foi organizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), e contou com mais de 60 empresas e de 2.000 vagas para diferentes áreas. 

“Esta ação nasceu a partir do discurso de que as empresas não achavam pessoas com deficiência e que não as empregavam por não saber onde elas estavam. Partindo desta necessidade, no início de 2017 nós começamos a fazer o Contrata SP com esse objetivo, de mostrar para as empresas que existe sim pessoas com deficiência, pessoas qualificadas e que procuram por uma oportunidade de emprego”, disse a secretária adjunta da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz.

As pessoas com deficiência puderam se candidatar para vagas de aprendiz, estágio (inclusive na Prefeitura de São Paulo com mais de 100 vagas), analista de suporte comercial, advogado, professor de educação infantil, auxiliar de RH, técnico de enfermagem, entre outras.

“Ainda temos muito a evoluir na prática para tornar essa política afirmativa ainda mais efetiva. Hoje, a legislação é cumprida por apenas 50% das empresas sujeitas a ela. Os motivos são, principalmente, o preconceito e a falta de informação, ainda latentes em empresários, executivos e, sobretudo, gestores de RH, que enxergam deficiência como incapacidade”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

“Esse tipo de ação nos ajuda muito, pois em um só lugar temos várias oportunidades sem que tenhamos que nos deslocar. Estou muito otimista para que eu consiga uma vaga hoje. A nossa deficiência é apenas uma característica. Nós também temos habilidade e competência”, disse Lucélia de Aguiar.

As ações nas zonas norte, oeste, leste, sul e centro já receberam mais de 7.833 atendimentos, sendo que 593 já foram contratados. Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, na cidade de São Paulo vivem 2,7 milhões de pessoas com deficiência. Dentre elas, 500 mil fazem parte da população economicamente ativa e de acordo com a RAIS 2018, a cidade de São Paulo tem capacidade para empregar 177,3 mil pessoas com deficiência, porém, apenas 78 mil estão empregadas com contrato formal.

Com o intuito de aumentar este número, foi sancionada em 1991 a Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213). A legislação exige que as empresas com 100 ou mais funcionários destinem de 2% a 5% dos postos de trabalho para pessoas com deficiência, porém, esse percentual nem sempre é cumprido.

O Contrata SP ofereceu também serviços que ajudaram o trabalhador, entre eles:

  • Emissão da carteira de trabalho na primeira ou segunda via para pessoas a partir de 14 anos de idade pelo Cate.
  • Orientação sobre benefícios previdenciários (INSS).
  • Orientação sobre elaboração e cadastro de currículos (CATHO).
  • Inscrição para processo seletivo para vagas de estágio, disponíveis na Prefeitura de São Paulo (CIEE).
  • Orientação sobre Direitos e Deveres da população com deficiência (CMPD).
  • Orientação sobre os serviços da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SMPED.
  • Orientação sobre Empreendedorismo e linhas de crédito (SEBRAE-SP).
  • Orientação sobre serviços oferecidos pelos sindicatos dos trabalhadores e empregadores.
  • Inscrição para cursos de qualificação profissional (SER Especial).
  • Orientação e emissão de laudo médico para caracterização da deficiência (Etikz e Consolidar Diversidade).

 Fotos do evento: 

mais de vinte pessoas  na foto, mesas das empresas espalhadas no salão da Expo Barra Funda. Funcionários atendem os participantes.

três pessoas na foto, próxima do cartaz  e mesa da SMPED, a secretária adjunta Marinalva Cruz.

mais de vinte pessoas  na foto, mesas das empresas espalhadas no salão da Expo Barra Funda. Funcionários atendem os participantes.

três pessoas na foto, ao redor de uma mesa, entre elas a secretária adjunta Marinalva Cruz ajuda no atendimento.

Fotos: Eduardo Jurado (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência)