Mutirão na Penha realiza mais de 4 mil atendimentos

Ações das secretarias municipais e serviços de zeladoria fizeram parte do evento na Zona Leste

Foram realizados mais de 4 mil atendimentos durante a 27ª edição do programa Mutirão nos Bairros neste sábado (19) no bairro da Penha, Zona Leste.

Durante o evento as ruas Atuai e Celina, a Praça Comunidade Nossa Senhora do Alívio de Ituaçu e a Avenida Dr. Orêncio Vidigal receberam ações de zeladoria como capinação, varrição, pintura e manutenção de guias. O córrego Rincão foi limpo e as bocas de lobo, reformadas. Os moradores da região foram contemplados com serviços oferecidos pela subprefeitura local. Entre eles, destacaram-se limpeza de pele, corte de cabelo e doação de mechas.

Trabalho

O mutirão contou com mais de 600 vagas de emprego captadas pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Houve processo seletivo para 107 destas oportunidades. Foram selecionados profissionais para os cargos da área da construção civil como armador de ferro, carpinteiro, encanador e ajudante de obras, entre outros. Também foram ofertadas vagas na área de vendas e de telemarketing.

Foram disponibilizadas oportunidades para cozinheiro geral, motoristas, açougueiro e aplicador de silkscreen, entre outros, em bairros da Zona Leste como Itaquera, Belenzinho, Penha, Mooca, Vila Bela e Vila Zelina. Havia vagas para os cargos de operador de empilhadeira e marceneiro. Outra oportunidade foram as 200 vagas de vendedor com ensino médio completo e experiência. As oportunidades eram para a região do Brás e Centro.

Ângela Mosso, de 50 anos, viu no mutirão uma oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho.

"Fui proprietária de uma agência de viagens e, agora que ela foi vendida, quero atuar na área de vendas, pois tenho prática", afirmou.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), disponibilizou 26 vagas em três diferentes ocupações como vendedor, atendente de lanchonete e serviços de limpeza.

Empreendedorismo

Orientação sobre a melhor forma de iniciar um negócio ou aprimorar um já existente também foi possível no Mutirão nos Bairros. A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, esteve com equipe no evento para sanar dúvidas sobre como se tornar um empreendedor de sucesso. O público também teve a oportunidade de conhecer os programas voltados ao desenvolvimento de negócios como o Vai Tec ou cursos como o Fábrica de Negócios e Mais Mulheres, entre outros.

Saúde

Durante o mutirão na Penha os representantes da Secretaria Municipal de Saúde deram orientações sobre saúde bucal, do idoso, alimentação saudável e tabagismo, além de informações sobre como prevenir o câncer de mama e RG Animal. Foram distribuídos kits de higiene bucal, preservativos e ministradas aulas de Liang Gong e dança circular. O público contou, ainda, com sessões de auriculoterapia (espécie de acupuntura na orelha) e um posto de vacinação.

Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura participou da atividade distribuindo mil livros do projeto "De Mão em Mão". A Biblioteca José Paulo Paes deu suporte à ação

Inovação e tecnologia

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia participou do mutirão na Penha por meio da abertura FAB LAB Centro Cultural da Penha (Largo do Rosário, 20).

Cohab

A van Cohab na Área esteve presente prestando serviços como agendamentos para a central da habitação, esclarecendo dúvidas e fornecendo orientações sobre contratos, transferências, emissão de boletos e ajustes financeiros.

Os munícipes puderam se informar sobre os programas de conscientização da Companhia: Conviva Bem (com dicas de convivência entre condôminos); Desplugando (sobre os riscos causados por aparelhos eletrônicos plugados na tomada) e Não seja Enganado (orientando sobre golpes e ilegalidades que terceiros podem realizar com o nome da Cohab).

Assistência Social

Por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) atendeu as famílias em situação de vulnerabilidade, para que fizessem seu cadastramento no CadÚnico.

Sabesp

Os interessados em parcelar contas de água ou obter segunda via das mesmas receberam orientações nas tendas da companhia. Os atendentes deram dicas sobre consumo consciente da água como limpar corretamente a caixa d´água e a praticidade do app Sabesp.

Direitos Humanos e Cidadania

A Secretaria Municipal de Educação em Direitos Humanos e Cidadania esteve presente orientando a população. No Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI) os interessados puderam obter informações sobre os direitos dos imigrantes, acesso aos serviços públicos e regularização migratória.

Uma unidade móvel deu informações sobre políticas LGBTI, recebendo denúncias de violência e discriminação. Também puderam ser feitas denúncias de violência e discriminação contra a população negra e indígena.

Sobre o mutirão

O objetivo do programa é promover ações de zeladoria e levar os serviços oferecidos nos equipamentos da administração municipal para mais perto da população que mais precisa. É coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Especial de Relações Sociais.

Veja o balanço dos atendimentos

SAÚDE

- Odontologia - 300;

- Auriculoterapia - 107;

- Assistência farmacêutica (tabagismo e descarte de medicamentos) - 168;

- PAVS (Descarte de Resíduos/Alimentação Saudável/Dança Circular/Liang Gong) - 150;

- Prevenção Câncer de Mama - 198;

- Saúde do Idoso - 110;

- UVIS (Orientação Sinantrópicos e Aedes Aegypti, RGA) - 799;

- Vacinação (orientação/caderneta/não teve o público-alvo) - 53;

- Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania - 30;

- Van LGBT - 47;

- Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - 98;

Esportes

Jogos de Tabuleiro - 72;

Recreação (Idosos e Crianças) - 502;

- Trabalho/CATe - 192;

- LOGA (Conscientização Ambiental/Ecopontos) - 60;

- Sabesp - 8;

- Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - 10;

- Limpa SP/conscientização ambiental e distribuição de mudas - 400;

- Crianças- 260;

- Corte de cabelo - 82;

- Limpeza de pele + SPA das mãos - 79;

- Somos todos uma/Mechas de Amor: 271;

- Desfile de cães - 22.