Prefeitura lança guia de como transportar animais domésticos com segurança no trânsito

Cartilha traz recomendações para diferentes modais. Lançamento aconteceu em evento na Av. Paulista, com adoção de cães

No Dia Mundial Sem Carro (22/9), dentro da programação da Semana da Mobilidade 2019, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), lançou um guia de boas práticas sobre como transportar animais de estimação em diferentes modais, como no ônibus, no veículo, no metrô, na bicicleta, etc. O lançamento do guia, apoiado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado, foi em um evento na Praça do Ciclista.

Teve uma caminhada de aproximadamente 80 idosos do Polo Cultural da Terceira Idade - José Lewgoy vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) pela Av. Paulista, percorrendo a pé o trecho entre o numeral 119 da avenida (Sesc Paulista) e a Praça do Ciclista, onde o grupo se encontrou com os participantes do evento de lançamento da cartilha.

Durante o evento, foi possível ainda adotar cães levados pela ONG Associação Amigos dos Animais de Louveira (AMALO), que estará com cerca de 15 animais para adoção.

O guia de boas práticas reúne, de um jeito prático e fácil de ler, recomendações aos tutores de como transportar seus bichinhos de estimação com cautela e segurança no trânsito, considerando diversos modais (a pé, de bicicleta, no carro, no ônibus, no metrô e trens, no táxi, etc.), ainda que não haja, até o presente momento, uma legislação específica para regulamentar o transporte de pets em âmbito nacional.

O conteúdo contempla também a questão do cão-guia, cuja presença por lei deve ser aceita em qualquer lugar público, inclusive nos meios de transporte.

O Guia de Boas Práticas para transportar seu pet com segurança é uma publicação de 12 páginas, com tiragem de 1.000 exemplares. O guia também estará disponível em PDF para download nos sites da SMT, CET e SPTrans.
Promovida pela Prefeitura, a Semana da Mobilidade 2019, de 18 a 25 de setembro, é organizada pela SMT, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da São Paulo Transporte (SPTrans) e pelos departamentos de Transportes Públicos (DTP) e de Operação do Sistema Viário (DSV).

Confira a programação completa pelo site: http://semanadamobilidade.prefeitura.sp.gov.br/ 

Acesse o guia


Ouça a Rádio Mobilidade e fique por dentro das notícias sobre trânsito e transporte na cidade de São Paulo em edições semanais. Acesse pelos sites e pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/), da CET (www.cetsp.com.br) e da SPTrans (www.sptrans.com.br).