Prefeitura concede Selo de Acessibilidade Arquitetônica para SESC Avenida Paulista

O Selo certifica que o estabelecimento respeita as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na cidade de São Paulo

A Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Prefeitura de São Paulo, entregou nesta quarta-feira, 18, na Praça do SESC Avenida Paulista (térreo), mais um Selo de Acessibilidade Arquitetônica para equipamentos do SESC na Capital.

A certificação, regulamentada pelo Decreto nº 45.552/2004, é concedida para edificações novas ou já existentes, públicas ou privadas, que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Desde 2013, 638 locais, como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais, já foram contemplados.

O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, destaca o significado desta certificação: “Quando um local como o Sesc Avenida Paulista, que recebe muitas pessoas diariamente, que promove cultura, é acessível, demonstra respeito aos direitos das pessoas com deficiência. Isso é uma conquista que merece ser comemorada e reconhecida”.

Os critérios e parâmetros que são avaliados nas instalações para a concessão do Selo de Acessibilidade seguem a Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (ABNT NBR 9050 - disponível em http://bit.ly/1WhF7wr), que estabelece todos os itens de acessibilidade arquitetônica.

A presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade, Silvana Cambiaghi, explica o que é avaliado pelo órgão: “Para um local receber o Selo de Acessibilidade é preciso ter todos os itens corretos, desde corrimãos, rampas, pisos, corredores, acessos a todos os cômodos, sanitários acessíveis, entre outros critérios estabelecidos na ABNT NBR 9050”.

Mais informações sobre o Selo de Acessibilidade Arquitetônica e como obter: http://bit.ly/2kfJ0dm

foto com mais de cinco pessoas, no palco de um dos auditórios do SESC. Entre elas, o secretário Cid Torquato.

Diretor do SESC recebe placa do Selo de Acessibilidade Arquitetônica.