Prefeitura de São Paulo oferece programação cultural gratuita com Libras e audiodescrição

Teatro acessível no Programa Cultura Inclusiva de agosto

Logotipos da Cultura Inclusiva, Secretaria da Cultura, Secretaria da Pessoa com Deficiência e um QRCODE

 

O Programa Cultura Inclusiva, iniciativa das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), vai promover no mês de agosto peças teatrais com Libras e audiodescrição.

No dia 17, às 20h, no Centro Cultural Santo Amaro, Interpretada por Paula Cohen, a protagonista desta peça realiza um manifesto artístico e feminista tomando como base o texto "Monólogo da Puta no Manicômio", escrito por Dario Fo e Franca Rame em 1977. A obra conta a história de uma prostituta que sofreu uma sequência de abusos. A peça terá tradução em Libras.

Outra atração com tradução em Libras e audiodescrição, que será exibida no dia 23 às 21h, é a comédia de Juca de Oliveira de 1991 que foi atualizada de modo a refletir o contexto contemporâneo de redes sociais e fake news. Na trama, uma jovem e ambiciosa atriz entra em um embate com uma intérprete consagrada ao iniciar um affair com seu marido.

Dia 31, às 16h, no Teatro Alfredo Mesquita, a peça Invocadxs, mostra quatro alunos que no primeiro dia de aula de uma nova escola se deparam com duvidosas regras e um sistema de ensino que não leva a criança em consideração. Inconformados, eles se questionam e acabam promovendo uma verdadeira revolução na escola. Com canções originais executadas ao vivo, o espetáculo discute os rumos da educação. A peça é livre e tem tradução em Libras.

 

Toda a programação é gratuita. Confira a agenda completa:


CARNE DE MULHER 

Simbolo de libras

 

 

Data: 17/08 (sábado)
Local: Centro Cultural Santo Amaro - Rua Antonio Bandeira, 114, Vila Cruzeiro
Horário: 20h
Sobre: Solo de Paula Cohen. Texto de Dario Fo e Franca Rame. O caminho da opressão e da violência contra a mulher são os temas do espetáculo.
Serviço: Tradução para Libras.
Observações: Gratuito. 14 anos.

AS ATRIZES

Simbolo de libras e audiodescrição

 

 

Data: 23/08 (sexta-feira)
Local: Teatro Popular João Caetano - Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino
Horário: 21h
Sobre: A comédia de Juca de Oliveira conta a história de cinco personagens em crise. Os conflitos são ligados ao universo feminino, como sexualidade, traição e maturidade, mostrando também o embate artístico entre uma atriz consagrada, que conquistou o respeito de seu público, e outra mais jovem e preocupada com o número de seguidores em suas redes sociais.
Serviço: Audiodescrição e tradução para Libras.
Observações: Gratuito. 10 anos.

TILIM – Uma Janela para voar com Cia. Le Tempê

Simbolo de libras

 

 

Data: 24/08 (sábado)
Local: Centro Cultural da Lapa - Rua Guaicurus, 1100, Água Branca
Horário: 12h
Sobre: Um passarinho vivia preso em uma gaiola no quintal do músico Sr. Agenor. Certo dia uma chuva muito forte derruba a gaiola e o pássaro é obrigado a enfrentar os perigos da cidade de São Paulo, onde encontra outros pássaros e aprende a sobreviver livre.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: Gratuito. Livre.

PROJETO REVIDE

Simbolo de libras

 

 

Data: 24/08 (sábado)
Local: Teatro Cacilda Becker - Rua Tito, 295, Lapa
Horário: 21h
Sobre: O Projeto Revide surgiu de uma oficina de teatro verbatim, uma vertente do teatro documentário em que depoimentos reais são reproduzidos em cena, ministrada por Herbert Bianchi e Letícia Sobral em 2017. Com o objetivo de fazer um panorama do tenso cenário da violência no Brasil lançando um olhar sobre as suas formas de prevenção.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: Gratuito. 12 anos.

INVOCADXS

Simbolo de libras

 

 

Data: 31/08 (sábado)
Local: Teatro Alfredo Mesquita - Av. Santos Dumont, 1.770
Horário: 16h
Sobre: Quatro alunos, no primeiro dia de aula de uma nova escola, se deparam com duvidosas regras e um sistema de ensino que não leva a criança em consideração. Inconformados, eles se questionam e acabam promovendo uma verdadeira revolução na escola. Com canções originais executadas ao vivo, o espetáculo discute os rumos da educação.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: Gratuito. Livre.