Prefeitura de São Paulo promove final do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados

Última partida da 10ª edição do torneio, que tem como meta estimular a modalidade e chamar atenção para acidentes de moto e amputações, foi realizada no Parque Ibirapuera

A Prefeitura de São Paulo promoveu neste sábado (27), por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e de Esportes e Lazer, a final da 10ª edição do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados. A partida, realizada na quadra de futebol society do Parque Ibirapuera, foi disputada por duas equipes de Mogi das Cruzes: Corinthians e Instituto Só Vida. O time do Corinthians foi o vencedor, com o placar de 3 X 0.

A competição, que teve início em 9 de março, contou com a participação de oito times. De acordo com Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência, o objetivo do torneio é difundir a prática esportiva para esse público.

“Todos podem ser ativos. E o futebol é um meio de inclusão. As principais causas de amputações são os acidentes envolvendo motocicletas”, afirmou.

Foi por esse motivo que a Prefeitura assinou, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) , na última quinta-feira (18) , termo de cooperação com as empresas brasileiras de entrega por aplicativo iFood e Loggi, com foco em medidas de segurança voltadas para os motociclistas que atuam nessas plataformas.

Outra medida foi a proibição da circulação de motos na pista expressa da Marginal Pinheiros, no sentido Castello Branco.

Brasil é destaque na modalidade

O futebol de amputados ganhou visibilidade mundial em meados de 2015, quando a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), em razão da responsabilidade social, criou a Federação Europeia de Futebol para Amputados (EAFF), estimulando a modalidade na Europa. No continente já são mais de dez seleções nacionais, com torneios de alto rendimento.

O Brasil é destaque na modalidade. Conquistou o tetra campeonato mundial (1989, 2000, 2001 e 2005) , é tri campeão da América (2009, 2013 e 2015) e atual vencedor da Copa das Confederações (2016).

O secretário de Esportes e Lazer de São Paulo, Carlos Bezerra Jr. enfatizou a importância do torneio.

“O futebol de amputados é destaque em vários países do mundo, com crescimento da formação dos times. No Brasil, precisamos estimular mais essa prática esportiva, como forma também de inclusão, de superação e de oportunidade. Estamos seguindo nesta direção aqui em São Paulo”, disse.

Conheça as regras do futebol de amputados

• Os jogos são disputados em campo society, com dimensões mínimas de 60mX38m;

• Cada equipe tem sete jogadores e o goleiro é amputado de um dos braços. Já os atletas de linha são amputados de uma das pernas;

• As partidas são divididas em dois tempos de 25 minutos, com intervalo de dez minutos. Os técnicos podem pedir um tempo de um minuto para orientar seus atletas a cada etapa da partida;

• A muleta não pode tocar na bola de forma intencional e o goleiro não pode sair da área;

• O tiro de meta não pode ultrapassar o meio campo e a lateral é cobrado com o pé;

• Não há limite para substituições e os jogadores substituídos podem voltar ao jogo

 

 Faixada com o logotipo do campeonato de futebol de amputados pendurada na grade do campo

Três troféus em cima de uma mesa, ao fundo, uma grade de campo de futebol

Uma campo de futebol e times com a comissão técnica  posicionados para a foto, entre eles, uma pessoa em cadeira de rodas

Jogadores jogando futebol, todos eles com muletas

Um campo de futebol e os jogadores jogando.