Mutirão nos Bairros em Sapopemba, na Zona Leste, registra mais de 3 mil atendimentos

Ações de zeladoria, vacinação e entrega de termos de quitação de imóveis, além de mais de 600 vagas de emprego foram ofertados durante a 14ª edição do evento

 O bairro de Sapopemba, na Zona Leste, registrou mais de 3 mil atendimentos neste sábado (6). As atividades estiveram concentradas na altura do número 1.396 da Avenida arquiteto Vilanova Artigas, das 9h às 15

"Este é o 14º mutirão que realizamos, com ações de zeladoria e sociais. Hoje estão sendo ofertadas mais de 600 vagas para emprego. Sempre privilegiamos as oportunidades de trabalho mais próximas para a população local", afirmou o prefeito Bruno Covas.

No trecho, compreendido entre as avenidas Barreira Grande e Arraias do Araguaia, até a Avenida Sapopemba, foram executadas atividades como capinação, poda de árvores e limpeza de áreas ajardinadas, além de pintura de guias e postes, lavagem de vias e manutenção de calçadas. Entre as ações também destacaram-se remoção de entulho, banners e de grandes objetos, assim como limpeza manual de bueiros, galerias e córregos.

Ainda foi promovida pela Subprefeitura de Sapopemba uma ação social de beleza, com corte de cabelo masculino, feminino e design de sobrancelhas. O mutirão contou com apresentação da fanfarra dos escoteiros do Clube de Desbravadores Herdeiros do Rei e um espaço para as crianças, com pula pula e pintura de rosto.

Habitação

A Cohab-SP fez a entrega de 676 termos de quitação para moradores convocados dos conjuntos habitacionais Teotônio Vilela e Mascarenhas de Moraes. A Companhia também disponibilizou os serviços da van Cohab na Área para agendar atendimento para a central de habitação, cadastro, transferências, orientação sobre boletos, 2ª via de contratos e dúvidas trazidas pelos munícipes. Ainda fizeram parte da grade de atividades da Cohab-SP informações sobre os programas Desplugando, Conviva Bem e Não Seja Enganado.

O mascote Cohabinho entreteu a população.

Assistência social

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou do evento por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. As famílias em situação de vulnerabilidade social puderam fazer seu cadastramento no CadÚnico.

Sabesp

Uma unidade móvel da Sabesp esteve no local. Nela as pessoas puderam obter segunda via das contas ou parcelá-las. Foram disponibilizados bebedouros para a população, que ainda puderam conhecer o app Sabesp, receber informações sobre uso consciente da água e limpeza correta da caixa d´água.

Cultura
Os apaixonados pela literatura puderam trocar seus exemplares e adquirir outros na feira de troca de livros, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura.

Na tenda da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania as equipes receberam denúncias de violência e discriminação contra mulheres, população negra e indígena. Também encaminharam as pessoas para equipamentos da rede de atendimento, distribuíram panfletos com orientações em defesa da mulher e realizaram ouvidoria para defesa de direitos.

Trabalho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) realizou no Mutirão nos Bairros seleção de emprego para 550 vagas na região de Sapopemba, nos setores de comércio e serviços. Entre as oportunidades de emprego disponíveis, destaque para 150 vagas de operador de telemarketing ativo, com salários de R$ R$ 1.010. Não era necessário ter experiência anterior, mas foi exigido o ensino fundamental completo. Já para as 40 oportunidades de conferente de carga e descarga os pré-requisitos foram ensino médio completo e seis meses de experiência.

José Carlos Batista, de 51 anos, estava esperançoso para preencher uma das vagas disponíveis no evento. Afastado do mercado de trabalho desde 2015 e vivendo de bicos, torcia para ganhar seu presente de aniversário, no próximo dia 18, antecipado.

"Já atuei como auxiliar de limpeza, na limpeza pública da cidade de Cerquilho, interior do Estado, e como ajudante geral. Tenho fé de que esta será uma oportunidade muito boa para eu me recolocar",enfatizou.

Valmir Ribeiro Bispo, 45, também viu no mutirão de Sapopemba uma chance de arrumar emprego fixo. Eletricista de manutenção e soldador está desempregado há um ano, período em que paga suas contas com o rendimento de atividades extras.

"Acredito que vou encontrar algum trabalho hoje . Há várias ofertas de emprego", afirmou.

Outro serviço disponibilizado pela SMDET em todas as edições do evento é a emissão de carteira de trabalho em primeira e segunda via. A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, também contou com equipes especializadas em orientar os que desejavam se tornar empreendedores. No local, foi possível tirar dúvidas sobre como sair da informalidade, quais as modalidades de negócios e como buscar suporte técnico e financeiro para melhorar a desempenho do empreendimento.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, disponibilizou 200 vagas exclusivas para esse público. Entre as atividades da SMPED no evento destacaram-se, ainda, a Central de Intermediação em Libras (CIL) e os Selos de Acessibilidade Arquitetônica, assim como informações sobre Bilhete Único Especial, Programa Cultura Inclusiva e de estágio para estudantes com deficiência.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu vacinação contra sarampo, caxumba, rubéola e febre amarela. A analista contábil Patrícia Bernardes, de 29 anos, aproveitou a oportunidade para tomar a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

"Os postos de saúde funcionam em horário comercial e, como trabalho, não consigo tempo para me vacinar. O mutirão foi ótimo para eu atualizar a minha carteira de imunização", disse.

No Serviço de Assistência Especializada (SAE) Betinho, na UBS Teotônio Vilela, as equipes deram orientações sobre DST/AIDS e distribuíram preservativos , assim como informaram sobre arboviroses (doenças causadas pelos arbovírus: vírus da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela).

Durante o evento, o público também cadastrou e emitiu o RG Animal.

Os representantes da área da saúde deram à população orientações sobre ervas aromáticas, alimentação saudável e promoveram distribuição de sal de ervas, degustação de lentilha germinada, azeite e vinagre aromatizado.

Inovação e tecnologia

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia participou do evento por meio dos Telecentros, programa de inclusão digital. As unidades das bibliotecas Gilberto Freyre (Rua José Joaquim, 290) e Ricardo Ramos ( Praça Centenário de Vila Prudente, 25) ficaram abertas para uso livre até às 16h. Já os Telecentros 26 de Julho (Rua George Bekesy, 7 ) e Diabéticos da Zona Leste (Rua Sargento Luis Rodrigues Filho, 100), funcionaram das 9h às 13h.

Atualmente, o programa WiFi Livre SP está disponível em Sapopemba apenas na Praça Torquato Plaza. Mas ganhará, ao longo deste ano, nove pontos de internet livre e gratuita nos seguintes locais: Subprefeitura de Sapopemba, Praça da Saudade, praça próxima à COHAB Sapopemba, CEUs Sapopemba e Rosa da China, UBS Vila Renato, Biblioteca Gilberto Freyre, Clube Escola Teotônio Vilela e Parque Linear Ribeirão Oratório.

Sobre o Mutirão nos Bairros

Coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Especial de Relações Sociais, o objetivo do Mutirão nos Bairros é promover ações de zeladoria e levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa.

BALANÇO

Secretaria Desenvolvimento Econômico e Trabalho/ CATe
395 encaminhamentos para entrevista de emprego
157 atendimentos e orientações
União Geral dos Trabalhadores/Sindicato dos Comerciários de Comerciários de São Paulo
390 encaminhamentos para entrevista de emprego
80 emissões de currículos

ADE Sampa
2 atendimentos

CRAS
40 atendimentos e orientações de auxílio Bolsa Família e análise de perfil para benefícios
10 cadastros de programas sociais de Bolsa Família

Cultura
Biblioteca Viva
1400 livros doados (10 títulos literários)
500 pessoas atendidas

Programa Ambientes Verdes Saudáveis (PAVS)
Distribuição de 350 sachês c sais de ervas/sais de banho

Saúde
4608 preservativos Masculinos distribuídos
245 femininos
360 atendimentos

RGA 63

14 orientações de tutela
1180 atendimentos referentes a arbovirose e animais sinantrópicos
143 atendimentos para orientação cuidados de cães e gatos
500 atendimentos com distribuição de kits higiene bucal
150 atendimento e kits de higienização de prótese
205 avaliação
12 encaminhamentos de urgência

Vacinação
53 sarampo
30 febre amarela

Ações Sociais (parceria)
Grupo Sapopemba AA
150 atendimentos

50 Cortes de cabelo

COHAB
186 orientações sobre cadastro e negociação de dívida
78 termos de quitação

SABESP
19 atendimentos

CORPUS Ecoponto Movel
150 atendimentos com distribuição de adubo orgânico

Zeladoria

Colaboradores 30

Equipamentos 11

Varrição 3.550 km

Bocas de lobo e bueiros limpos 70

Pintura de guias 3.550 km

Remoção de faixas e propagandas (unidade) 169

Capinação 3.550 km

Volume de resíduos coletado (toneladas/estimativa) 12,8