Mutirão nos Bairros realiza mais de 6.800 atendimentos na Mooca

Décima terceira edição do programa levou ações de zeladoria, serviços e ofertou 850 vagas de emprego na região

Mais de 6.800 atendimentos foram realizados neste sábado (29) durante a 13ª edição do Mutirão nos Bairros na região da Mooca, Zona Leste da capital. Destaque para as 850 vagas de emprego oferecidas por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. A Praça Agente Cícero, no Brás, reuniu as atividades entre 9h e 15h. Coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Municipal de Relações Sociais, o programa tem como objetivo levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa, assim como promover ações de zeladoria.

Segundo a secretária, o objetivo é mostrar o que a a Prefeitura oferece. "Às vezes, as pessoas não têm tempo para procurar esses serviços durante a semana e reunindo todos eles no sábado fica mais fácil", comentou. "Começamos de maneira tímida e agora o programa é mais conhecido, ganhou forma e corpo e já somos procurados por parceiros querendo participar", ressaltou Fátima Marques.

Representando o prefeito Bruno Covas, o secretário da Casa Civil, João Jorge, explicou que o Mutirão começou como uma ação para melhorar a zeladoria da cidade, mas que creceu para prestação de serviços importantes, como vacinação, entrega de termos de quitação da casa própria e oferta de empregos, entre outros. "É um trabalho completo da Prefeitura. Cuidar da cidade e cuidar das pessoas", enfatizou.

Durante essa 13ª edição do evento, a Subprefeitura Mooca realizou ações de zeladoria no bairro do Brás e em seus distritos. Também fizeram parte da programação atividades infantis como pintura de rosto e brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce. O público contou, também, com serviços de maquiagem, cabelo, limpeza de pele, acupuntura, orientações sobre alimentação saudável e aproveitamento de alimentos. Houve, ainda, divulgação de confeitaria, DJ, aula de zumba e orientações sobre educação no trânsito.

Trabalho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho participou do mutirão na Mooca com equipes técnicas do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe ) e da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, ofertando 850 vagas de emprego e orientação para empreendedores.

As pessoas que estão em busca de trabalho puderam participar de processos seletivos promovidos por três empresas, que estiveram no local entrevistando candidatos para 450 vagas. As outras 400 vagas serão selecionadas pela equipe do CATe, que encaminhará os interessados para entrevistas nas empresas durante a próxima semana.

Maria Fernanda Vicente está há seis meses em busca de uma vaga de jovem aprendiz na área administrativa e achou a iniciativa da Prefeitura muito boa. "Fiz o cadastro e agora estou muito mais esperançosa", falou com otimismo.

Formalização de negócios

O evento também contou com equipes especializadas em orientar quem deseja ser um empreendedor. No local, foi possível tirar dúvidas sobre como sair da informalidade, quais as modalidades de negócios e como buscar suporte técnico e financeiro para melhorar a desempenho do empreendimento. A Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, foi responsável por ajudar o empreendedor durante o evento. Uma equipe técnica apresentou os demais programas voltados ao desenvolvimento dos negócios como o Programa Vai Tec ou cursos como o Fábrica de Negócios e Mais Mulheres, entre outros.

Pessoa com Deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o CATe, disponibilizou mais de 90 vagas exclusivas para esse público. Oportunidades para empacotador, auxiliar de linha de produção, ajudante de cozinha e conferente de carga e descarga. Os salários entre R$ 998,00 e R$ 1.638,00, com oportunidades para pessoas que não têm conhecimento anterior sobre a atividade.

A SMPED ofereceu, também, informações sobre Bilhete Único Especial, Programa Cultura Inclusiva e de estágio para estudantes com deficiência. A secretaria ainda orientou sobre a Central de Intermediação em Libras (CIL) e os Selos de Acessibilidade Arquitetônica e Digital.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde participou das atividades com quatro tendas, disponibilizadas pela SUB Mooca, para a emissão de Registro Geral Animal (RGA), orientação sobre arboviroses (doenças causadas pelos arbovírus: vírus da dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela) e animais sinantrópicos (carrapatos, abelhas, morcegos).

As equipes ainda informaram sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e distribuíram preservativos. Houve vacinação contra febre amarela, sarampo e sessões de auriculoterapia (estimulação de pontos nas orelhas, semelhante à acupuntura), além de informações sobre saúde bucal e exame de prevenção de câncer bucal.

Maria Marques nem mora na região, mas estava passeando, viu o movimento e não perdeu a chance de se vacinar. No Dia D contra o sarampo ela se imunizou contra a doença. "Só faltava essa vacina pra mim. Já tinha tomado contra a febre amarela e a gripe", informou.

SMADS

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) foi representada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. Durante a ação, as famílias em situação de vulnerabilidade social puderam fazer seu cadastramento no CadÚnico.

Direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) compartilhou uma tenda de serviços com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), onde foram recebidas denúncias de violência contra as mulheres e de discriminação contra a população negra e indígena. Lá, também foram feitos encaminhamentos para equipamentos da rede de atendimento e distribuídos panfletos em defesa da mulher.

No mesmo local, foram fornecidas orientações sobre os direitos dos imigrantes, acesso aos serviços públicos e regularização migratória. A Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa esclareceu dúvidas sobre os direitos da população dessa faixa etária e distribuiu exemplares do Estatuto do Idoso.

COHAB

A Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) realizou a entrega de termos de quitação para moradores convocados dos conjuntos habitacionais Brás e Bresser. Uma van de atendimento Cohab na Área prestou serviços à população presente com orientações sobre agendamentos, boletos, segunda via e sobre as ações realizadas pela Companhia.

Cultura
Interessados em trocar seus livros por outros exemplares poderam participar da feira de troca promovida pela Secretaria Municipal de Cultura.

Sabesp

Quem precisou parcelar as contas de água ou retirar segunda via delas, entre outros serviços, contou com a agência móvel da Sabesp.

Durante a ação foram disponibilizados bebedouros para a população e distribuídos folhetos com informações sobre uso consciente da água, limpeza da caixa-d'água e divulgação do app Sabesp.

Balanço

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
CATe
N° Pessoas atendidas: 373
4 carteira de trabalho
369 processos seletivos
192 pessoas encaminhas para entrevista

Sabesp
2 segunda via de conta
3 alteração de nome
Restante apenas informações

Saúde
DST/AIDS 2.250 pessoas abordadas;
distribuídos 7.200 preservativos masculinos e 150 preservativos femininos;
distribuídos 2.000 folderes

Saúde Bucal
302 Pessoas atendidas (avaliação e busca ativa de câncer bucal)
7 encaminhamentos
distribuídos 350 kits saúde bucal

Vacina
350 doses aplicadas - 96 febre amarela e 254 sarampo

Auricoloterapia
202 pessoas Atendidas

UVIS

18 RGA
50 Pessoas para orientação sobre castração e tutela responsável
Orientação sobre Animais e Sinantropicos e arboviroses- 325 Pessoas.

Parceria SubMooca - Rede Gerando Falcões

Cadastros para cursos Profissionalizantes : 85

Palestra de aproveitamento total de alimentos: 80

Maquiagem: 67

Orientações diversas de oficinas culturais e profissionalizantes: 90

Parceria SubMooca - Instituto EKBALLOIN

Massoterapia: 60
Corte de Cabelo masculino: 53
Pintura de rosto: 23
Aula de Zuma : 100 pessoas
Eles proporcionaram DJ, pipoca e algodão doce

Secretaria da Cultura
1.500 livros distribuídos

Cades- Mooca
100 pessoas orientadas
60 sementes distribuidas

CET
270 orientações de segurança no trânsito

Secretaria de assistência e desenvolvimento social
Cras
70 atendimentos
4 encaminhamentos para centros de acolhida
5 cadastros únicos para programas sociais efetuados

COHAB
403 atendimentos de orientações
11 termos de quitação entregues

Foram mantidas durante todo o evento 1 equipe da Subprefeitura 2 equipes de apoio da secretaria sendo um total de 30 pessoas n fiscalização com o objetivo de coibir o comércio irregular.