PREFEITURA DE SÃO PAULO

Dia Internacional das Pessoas Surdocegas: a superação em suas diversas formas de comunicação

A data faz referência ao nascimento de Helen Keller, primeira pessoa surdocega a conquistar um bacharelado

27/06/2019 15h11

Segundo o Censo 2010, revisto em 2017, existem no Brasil mais de 6 milhões de pessoas com deficiência visual, só na cidade de São Paulo são 345 mil pessoas.

Hoje, 27 de junho, é comemorado o Dia Internacional das Pessoas Surdocegas. A data foi escolhida por marcar o nascimento da escritora norte-americana Helen Keller, primeira pessoa surdocega a conquistar um bacharelado. Sem poder enxergar ou ouvir, Helen foi alfabetizada por meio da língua de sinais tátil.

Os desafios para a inclusão das pessoas surdocegas ainda são muitos. Atualmente, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), tem trabalhado para esta inclusão disponibilizando profissionais guias- intérpretes através da Central de Intermediação em Libras (CIL), que realiza a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e também surdocegos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. O programa atende esta população na modalidade “in loco” ou na opção presencial, quando o solicitante se dirige até a CIL (localizada na sede da SMPED – Rua Líbero Badaró, 425, 32º andar, Centro) para que um guia-intérprete o auxilie. Mais informações: http://bit.ly/CentralIntermediaçãoLibras


EMEBS Helen Keller, uma nova concepção de ensino

A Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller foi pioneira na educação de surdos e surdocegos dentro da educação pública de São Paulo. Ela funciona desde 1952. O atendimento aos alunos é realizado com base na Pedagogia Visual, que faz uso de materiais visuais, da língua de sinais, da imagem, do letramento visual ou leitura visual.

Segundo a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), a EMEBS Helen Keller é a primeira escola pública bilíngue para surdos a oferecer todas as etapas e modalidade da educação básica, ou seja Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA.

A Prefeitura Municipal de São Paulo oferece seis escolas bilíngues e duas escolas-polo com atendimento especializado. As unidades educacionais contam com professores surdos que atuam como modelo linguístico e Intérpretes de Libras e guias-intérpretes que proporcionam acessibilidade linguística aos alunos. Os estudantes surdos e surdocegos cujos pais optam por matricular seus filhos em escolas regulares são auxiliados por estes profissionais e atendidos no contra turno nas Salas de Recursos Multifuncionais por Professores de Atendimento Educacional Especializado – PAEE e Instrutores de Libras.

Informações sobre o programa: http://bit.ly/2McbAJk

A celebração da data também destaca a promoção de políticas públicas, com o intuito de conscientizar a sociedade e propor políticas públicas e acessibilidade. 

Conheça algumas curiosidades e comunicação com pessoas surdocegas

A falta de conhecimento e informação sobre a deficiência e os inúmeros desafios superados, causam espanto e admiração, afinal, nem todo mundo sabe como de fato acontece as diversas formas de comunicação e a sua importância.

As pessoas surdocegas usam línguas de sinais de seu país – A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é só no Brasil. O principal recurso de acessibilidade para a pessoa com surdocegueira é o “guia intérprete”.

Saiba como se comunicar com a pessoa surdocega

É muito importante que, para melhor locomoção e segurança, o surdocego passe por treinamentos chamados de Programas de Orientação e Mobilidade (O.M) que também são válidos para pessoas com cegueira congênita ou adquirida, tendo como principal característica o uso da bengala.

Pergunte como deve se comunicar com o surdocego ao seu guia ou acompanhante.
Ao chegar perto de uma pessoa com surdocegueira toque-o levemente nas mãos para sinalizar que está ao seu lado ou espere ser anunciado.

Muitas vezes, a principal barreira é a atitude em relação às pessoas com deficiência. Por isso, tenha paciência para lidar com as particularidades e se comunicar com uma pessoa surdocega.

Dicas: Fonte: Ministério da Educação e da Cultura. Saberes e Práticas da Inclusão. Dificuldades de comunicação e sinalização: Surdocegueira / múltipla deficiência sensorial Secretaria de Educação Especial – Brasília: MEC/SEESP – 2006

 

Por Priscila Fonseca
imprensasmped@prefeitura.sp.gov.br