Contrata SP e a empregabilidade das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Ação da Prefeitura de São Paulo promove a inclusão de profissionais com deficiência e reabilitados do INSS que se inscreveram nas edições realizadas em 2017 e 2018.

O Dia Mundial do Trabalho é comemorado nesta quarta-feira, 1 de maio e para reforçar a importância do trabalho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, já garantiu a inclusão de mais de 400 profissionais com deficiência, o que representa 10% das pessoas com deficiência, inscritas nas 5 edições do “Contrata SP – Pessoa com Deficiência“, esse é o resultado da parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), por meio do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe). A 6ª edição, realizada no último dia 23 de abril, contou com a participação de 90 empresas, entre elas: LATAM, Starbucks e Coca-Cola. Foram disponibilizadas mais de 2.300 vagas para diferentes áreas.

O Contrata SP integra o Programa de Inclusão Econômica (PRIEC), iniciativa da Prefeitura de São Paulo para a inserção de públicos vulneráveis no mercado de trabalho ou no empreendedorismo na região onde moram. Tornar a empresa acessível é apenas uma etapa do processo, e, mais que isso, não adequar o ambiente de trabalho, segundo a Lei Brasileira de Inclusão, já é considerada uma forma de discriminação. A Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213) sancionada em 1991 exige que as empresas com mais de cem funcionários destinem de 2% a 5% dos postos de trabalho para pessoas com deficiência ou reabilitados e de acordo com a RAIS-2017, 441,3 mil pessoas com deficiência estão empregadas no Brasil, porém, ela nem sempre é cumprida.

Inclusão e diversidade nas empresas

A partir da inclusão no mercado de trabalho, as pessoas com deficiência tem a oportunidade de mostrar que são plenamente capazes de exercer funções no ambiente corporativo e na sociedade. “Temos uma deficiência, mas não somos inúteis”, destaca Iara Souza de 44 anos, participante da 6ª edição do Contrata SP.

A contratação de pessoas com deficiência e a valorização da diversidade humana nas organizações, permitem que as empresas sejam mais inovadoras e desenvolva produtos e serviços para diferentes públicos, aumentando assim a sua produtividade e rentabilidade, afinal, pessoas com deficiência também são consumidoras de arte, cultura, lazer, esporte, também viajam, frequentam estabelecimentos comerciais e por isso, promover a acessibilidade arquitetônica, urbanística, comunicacional, tecnológica e especialmente atitudinal, é fundamental para real inclusão da população com deficiência, em todo e qualquer espaço.

O evento e sua importância

Para Francisca Jordânia, 43 anos, também participante do evento, é de extrema importância. “Dá um nervoso porque eu nunca tive chance de trabalhar, minha carteira é branca até hoje. Depois que o meu irmão disse desta oportunidade, do Contrata SP promovido pela Prefeitura de São Paulo, eu vim até aqui para conseguir uma vaga”.

Além desta iniciativa, a Prefeitura de São Paulo também tem o “Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência”, que tem como objetivo ampliar o número de estudantes com deficiência nas vagas de estágio da administração pública municipal e facilitar a inclusão desse grupo no mercado de trabalho formal. A ação é uma parceria entre as Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Gestão (SMG), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Mais informações, acesse: http://bit.ly/2Wo8seg

Cadastre-se no link: http://www.ciee.org.br/portal/index.asp ou envie currículo e laudo médico para estagiosmped@prefeitura.sp.gov.br .
 

Por Letícia Galatro – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência