Sede do Parque Natural Fazenda do Carmo recebe Selo de Acessibilidade Arquitetônica

O Selo certifica que a sede do parque respeita as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na cidade de São Paulo

Nesta quinta-feira (2), a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), entregou o Selo de Acessibilidade Arquitetônica à Sede do Parque Natural Fazenda do Carmo, localizado na Estrada da Fazenda do Carmo, 350, Gleba do Pêssego, São Paulo, SP.

O Selo, regulamentado pelo Decreto nº 45.552/2004, é concedido para equipamentos novos ou já existentes, públicos ou privados, que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Desde 2011, vários locais como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais já foram contemplados.
O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, destaca o significado desta certificação: “Cada Selo concedido é uma conquista em termos de respeito aos direitos das pessoas com deficiência”.

“Esse é um grande feito para nós. A acessibilidade é algo merece total atenção e por isso estamos adaptando os nossos parques para que fiquem cada vez mais acessíveis a todos”, disse o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro.

Os critérios e parâmetros que são avaliados nas instalações para a concessão do Selo de Acessibilidade seguem a Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (ABNT NBR 9050 - disponível em http://bit.ly/1WhF7wr), que estabelece todos os itens de acessibilidade arquitetônica.

A presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade, Silvana Cambiaghi, explica o que é avaliado pelo órgão: “Para um local receber o Selo de Acessibilidade é preciso ter todos os itens corretos, desde corrimãos, rampas, pisos, corredores, acessos, sanitários acessíveis, entre outros critérios estabelecidos na ABNT NBR 9050”.

Mais informações sobre o Selo de Acessibilidade Arquitetônica acesse nosso site.

Sobre o Parque Natural Fazenda do Carmo

O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral criada na capital paulista em meio urbano, compõe o maior remanescente de Mata Atlântica da Zona Leste do município de São Paulo.

São realizadas atividades de observação amadora de aves voltadas para a população, e está aberto para visitação mediante de agendamento. Os interessados devem entrar em contato com a Divisão de Gestão Unidades de Conservação (DGUC), nos telefones: (11) 5187-0321/0322 ou (11) 3284-9485.

 

Confira as fotos: 

Parque Natural Fazenda do Carmo uma das entradas principais, com uma rampa de acesso. Ao redor, árvores, algumas casas ao fundo e muita grama, lado esquerdo, o estacionamento.

Parque Natural Fazenda do Carmo uma das entradas principais, com uma rampa de acesso. Ao redor, árvores, algumas casas ao fundo e muita grama, lado esquerdo, o estacionamento.

treze pessoas na foto, são elas: Eduardo de Castro, Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente  Jamil Yatim, Subprefeito de Itaquera  Marcia Coelho, Diretora de Comunicação, SVMA  Helen de Souza, Administradora do Parque Natural Fazenda do Carmo, SVMA   Anita Corrêa, Diretora, Divisão de Gestão de Unidades de Conservação, SVMA  Tamires Oliveira, Diretora, Coordenação de Gestão de Parques e Biodiversidade  Fernando Rodrigues Deli, representando a SVMA no Conselho de Gestão do Parque Fazenda do Carmo  Lucas Lavecchia, DEPAV 1, SVMA  Victor Vieira Monteiro, DFA, SVMA  Gustavo Feliciano Alexandre, Fundação Florestal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Gestor da Área de Proteção Ambiental do Carmo  Manoel da Silva Ferreira, Metrô  Neila Custódio, Metrô  Claudia Chemin, Metrô  Noel Cossa, Metrô  André Korosue, presidente, Associação Pró Excepcionais Kodomo No Sono  Myrna Melo, assessora técnica, SMPED  Claudia Mondin, Cerimonial e Eventos, SMPED, em uma das salas principais, dentro do parque,

duas pessoas na foto, entre elas, o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo de Castro com a placa do Selo. Ele e mais uma jovem seguram a placa juntos e posicionam na parede.

Mais fotos: http://bit.ly/2LgZGxK

 

Créditos: Fábio Nunes - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência