Prefeitura de São Paulo promove a terceira rodada do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados

Torneio reuniu oito equipes no Centro Esportivo Joerg Bruder e tem como objetivo, além de estimular a modalidade, chamar atenção para acidentes de moto e amputações

A terceira rodada do Campeonato que começou em março, foi realizada neste sábado (13/04), no Centro Esportivo Joerg Bruder, em Santo Amaro. 

O torneio, que tem apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer (SEME) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), é organizado pela Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos (ABDF).

Na modalidade, a muleta não pode tocar na bola de forma intencional. Os atletas de linha devem ser amputados ou ter má formação congênita em uma das pernas ou pé, não sendo permitido usar a perna amputada para conduzir a bola (há níveis diferentes de amputação). Já os goleiros devem ser amputados ou ter má formação congênita em um dos braços/mãos, ou seja, eles só podem utilizar uma mão para defender.

Para o Secretário Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, Carlos Bezerra Jr., “a prática esportiva de pessoas com deficiência é fundamental, não só para a reabilitação física e psicológica, mas ela tem um papel fundamental na inclusão e no sentimento de superação, além da oportunidade de socialização.”

O evento foi aberto e gratuito para todas as pessoas, amantes de futebol e torcida.

“Nosso grande objetivo é difundir a prática esportiva para pessoas com deficiência. Mostrar que, por meio do esporte, todos podem ser ativos e vivenciar a cidade, além da inclusão social que a atividade promove”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

 mais de vinte jogadores reunidos. Eles estão em um campo de futebol com gramado e aberto. Sorriem e seguram faixas.

mais de vinte jogadores reunidos. Eles estão em um campo de futebol com gramado e aberto. Sorriem e seguram faixas

 mais de dez jogadores reunidos. Eles estão em um campo de futebol aberto e com gramado. Fazem o aquecimento.

no campo de futebol aberto, os três árbitros.