Prefeitura de São Paulo oferece Sessão Azul com programação cultural gratuita em Bibliotecas da cidade

As sessões são adaptadas para que crianças com transtorno do espectro autista e suas famílias possam curtir os espetáculos

 

Abril é o mês do autismo! Desde 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Pensando nisso, o Programa Cultura Inclusiva e a Biblioteca Viva prepararam uma programação especial para o Abril Azul, uma parceria da Secretaria da Cultura (SMC) com a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPED). Ao todo, são quatro peças teatrais apresentadas nas bibliotecas Monteiro Lobato e Hans Christian Anderson, sempre aos domingos de abril, com tradução para Libras.

As “sessões azuis”, entretanto, não são voltadas apenas a autistas ou aos pais. Abertas a todo público, a ideia é justamente que as pessoas, além de assistirem a um bom espetáculo, também aprendam a conviver e a respeitar as pessoas com autismo. Por isso, antes de cada sessão, acontece uma ação de conscientização do público.

As peças apresentadas são todas com linguagem circense: “A Peleja do Conta Gotas”, “Mjiba”, “Os fabulosos julgamentos de Fritz e Phedora” e “Os 3 Porquinhos”.

Confira a programação completa:
 

A Peleja do Conta Gotas

Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 40 min

simbolo de acessibilidade de libras

 

 

 

Neste espetáculo, dois palhaços, de lados opostos, encontram-se às margens do último lago do planeta. Ambos estão sedentos, mas é preciso, antes de saciar a sede, discutir qual lado está com a razão nessa peleja pela água: o lado de cá ou o lado de lá. Em meio às discussões, pantomimas e divertidos números clássicos do humor circense, percebem algo errado com as nuvens... quem será que as prendeu em gaiolas? A Peleja do Conta Gotas é um espetáculo que promove o diálogo entre duas linguagens artísticas: Teatro e Histórias em Quadrinhos - o cenário e elementos de cena são desenhados pelo próprio grupo em oficinas criativas que fazem parte do processo de pesquisa - primando pelas soluções ecologicamente mais adequadas, usa-se, majoritariamente, o papel como base.

| Biblioteca Monteiro Lobato (Sessão Azul). R. General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro. | tel. 3256-4122, 3256-4438 e 3256-4038. Dia 7, 11h

| Biblioteca Hans Christian Andersen (Sessão Azul). Av. Celso Garcia, 4142 | Tatuapé | São Paulo, SP|Tel. (11) 2295-3447. Dia 14, 11h

 

Mjiba
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min

simbolo de acessibilidade de libras
 

 

O espetáculo conta a história de dois palhaços carteiros que ao se depararem com uma encomenda sem remetente, encontram algo totalmente inesperado na caixa. A partir dessa descoberta, apresentam e discutem de maneira lúdica os problemas enfrentados pelas mulheres negras na sociedade. O Espetáculo foi criado em homenagem às lutas das mulheres negras.

| Biblioteca Hans Christian Andersen (Sessão Azul). Av. Celso Garcia, 4142 | Tatuapé | São Paulo, SP|Tel. (11) 2295-3447. Dia 7, 11h.

| Biblioteca Monteiro Lobato (Sessão Azul). R. General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro. | tel. 3256-4122, 3256-4438 e 3256-4038. Dia 14, 11h.

 

Os fabulosos julgamentos de Fritz e Phedora

Classificação indicativa: Livre
Duração: 40 min

simbolo de acessibilidade de libras

 

 

 

Os palhaços Fritz e Phedora não somente rememoram fábulas e contos por nós esquecidos, eles também nos convidam a repensar o destino das personagens e trajetórias. Mas como? Como se brincassem de recriar as cenas das histórias e mudar seus rumos, eles ressignificam a situação de um tribunal para que o público participe das decisões do rumo das personagens. Eles colocam as figuras das fábulas numa pequena corte de um julgamento.

Como seria o lobo mau desenhado neste ato cênico como réu onde as crianças por meio de uma dinâmica divertida, paródica e humorada o destinasse e o questionassem por outros meios que não somente o da história escrita? Como também a rainha se explicaria diante de Branca sobre seus invejosos gritos no espelho e porque a perseguia tanto?

E como um duo de palhaços pode trazer de forma cômica e leve um cenário que para um jovem possa parecer estranho, no entanto, um espaço que trata de refletir , pesquisar e analisar os rumos de alguém? O tribunal se torna portanto, um fabuloso pretexto, um cenário quase que utópico onde reacendemos nossas urgências e desejos na relação com o mundo, como o outro. Uma situação aberta em forma de jogo para que a comunidade infantil possa mergulhar ainda mais no universo fabular e ampliar seu olhar, de forma lúdica sobre as personagens dessas tramas , da sua própria humanidade e como as vê relacionadas.

| Biblioteca Hans Christian Andersen (Sessão Azul). Av. Celso Garcia, 4142 | Tatuapé | São Paulo, SP|Tel. (11) 2295-3447. Dia 28, 11h

 

Os 3 Porquinhos


Classificação indicativa: Livre
Duração: 55 min

simbolo de acessibilidade de libras




Os 3 Porquinhos é contado através de dois "açougueiros", Pipo e Pepe, que têm um açougue muito diferente. Nele há todo tipo de carne: carne de óculos, carne de bicicleta, carne de martelo, carne de banana, menos carne de verdade. Um dia lhes pedem carne de porco e então é armada toda a confusão: um dos açougueiros se veste de lobo para desta forma entrar na história Os 3 Porquinhos e conseguir a carne tão almejada.
Será que conseguirão? Onde conseguirão? Como conseguirão? O espetáculo é cartoonesco, irreverente e musical tendo na linguagem do palhaço o grande fio condutor.


| Biblioteca Monteiro Lobato (Sessão Azul). R. General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro. | tel. 3256-4122, 3256-4438 e 3256-4038. Dia 28, 11h. 

 

 

símbolo de acessibilidade audiodescriçãosímbolo de acessibilidade librasSímbolos de Acessibilidade: Closed Caption

Símbolos de Acessibilidade Comunicacional

 

Com o sucesso do Cultura Inclusiva, a Prefeitura de São Paulo passa a divulgar os símbolos de audiodescrição, Libras e Closed Caption na programação cultural da cidade. A iniciativa é um estímulo para que outros equipamentos públicos e privados, além de roteiros e guias culturais, também apresentem em seus serviços os símbolos de acessibilidade comunicacional, alcançando o público de pessoas com deficiência auditiva e visual. Todos os símbolos estão disponíveis para download no site da SMPED.

LINK: Conheça os símbolos de acessibilidade comunicacional utilizados na cultura

Símbolo de Língua Brasileira de Sinais
A Língua Brasileira de Sinais é uma linguagem usada por pessoas com deficiência auditiva e intérpretes para a comunicação entre eles, surdos e ouvintes. O símbolo é utilizado para indicar que o evento, palestra, visita guiada ou algum tipo de mídia audiovisual conta com intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Em sites, este símbolo informa que oferecem um tradutor de português para Libras.

Símbolo de Audiodescrição
A audiodescrição é uma modalidade de tradução que consiste em transformar o visual em verbal, para pessoas cegas ou com alguma deficiência visual. O símbolo é utilizado para indicar a acessibilidade em eventos, programas de televisão, exibições de vídeos e projeções de filmes.

Símbolo de Closed Caption (legendas ocultas)
O Closed Capition é um sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão. O símbolo é utilizado para indicar que a programação televisiva ou um vídeo possui legendas ocultas que podem ser ativadas. Este símbolo pode ser visto em programas de TV, caixas de DVDs ou em vídeos na internet.