Frota de vans do serviço Atende+ ganha veículos novos

Novas unidades permitem, além do transporte de pessoas com deficiência física, atendimento a autistas e surdocegos

 O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e os secretários Edson Caram (Mobilidade e Transportes) e Cid Torquato (Pessoa com Deficiência), além do presidente da SPTrans, Paulo Cézar Shingai, e do presidente voluntário do Conselho de Administração da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Marcelo Felipe Kheirallah, visitaram nesta quarta-feira (27) o Lar Escola São Francisco, da AACD, na Zona Sul. Na ocasião, foram entregues mais três vans novas para o Atende+.

Segundo o prefeito Bruno Covas, o serviço tem altos índices de aprovação. “Mais de 9 mil pessoas são beneficiadas pelo Atende +. São 450 veículos, dos quais 62 nós acrescentamos já na nossa gestão”, destacou.

O Serviço Atende+ registra ampliação no número de atendimentos desde 2016, passando de 8.733 naquele ano para 9.059 em 2018. O número de veículos que compõem a frota do serviço também aumentou, indo de 388 em 2016 para 440 no ano passado. Há, atualmente, 450 unidades cadastradas no sistema. Os veículos novos incorporados à frota, atualmente, são equipados com ar-condicionado.

Além disso, a SPTrans desenvolveu uma nova configuração para os veículos do Atende+. A versão anterior atendia exclusivamente às pessoas com deficiência física severa. Os novos modelos possibilitam transportar, além das pessoas com deficiência física e comprometimento severo da mobilidade, autistas e surdocegos.

“Desde sua implementação em 1996 o serviço abre caminhos, supera barreiras e cria condições seguras para oferecer a inclusão social”, disse o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.

O novo modelo “combinado” possibilita o melhor aproveitamento do veículo, contribui para a melhoria da logística de atendimento e oferece maior conforto e segurança aos usuários e seus acompanhantes.

Estes veículos contam com plataforma elevatória para embarque, bancos para obesos, local para transporte de cadeira de rodas, cinto de quatro pontos para melhor sustentação e segurança aos usuários autistas e são equipados com ar-condicionado.

AACD

Diversas pessoas atendidas pela AACD utilizam o Serviço Atende+ para realizarem seus deslocamentos até a entidade. Atualmente, o Atende+ tem cadastradas no sistema aproximadamente 500 pessoas com deficiência para o transporte até as unidades da entidade, sendo 370 para o transporte à AACD Central, 67 para a AACD Mooca e 56 para o Lar Escola São Francisco.

Táxis acessíveis

Em fevereiro de 2017, o Atende+ efetivou a contratação do serviço de táxi acessível para incorporação à frota do serviço, aumentando a oferta de atendimento. Há 100 táxis acessíveis cadastrados no sistema.

Todos os taxistas envolvidos foram devidamente treinados e a operação teve início em março daquele ano.

O atendimento apresentou satisfação plena dos usuários, agregando qualidade e conforto ao serviço.

Consultas pela internet

Além da modernização e ampliação da frota, em junho do ano passado, a SPTrans disponibilizou aos usuários do Serviço Atende+ a consulta, via internet, das programações mensais, eventuais e cancelamentos de viagens.

Essa inovação garantiu facilidade ao acesso a informações sobre os atendimentos realizados e foi bem recebido pelos usuários. Há 2.819 usuários da ferramenta, atualmente.

Todos estes avanços convergem na avaliação positiva de 99,6% dos usuários do Serviço Atende+, constatada em pesquisa realizada em 2018.

Prêmios

O Atende+ foi laureado com o Prêmio Marca Brasil pelo sétimo ano consecutivo. A homenagem identifica e destaca, entre os fornecedores de vários setores da economia nacional, as marcas de empresas e entidades setoriais e/ou de produtos e serviços que, de acordo com a visão dos seus consumidores, são as melhores em suas categorias, que têm o seu respeito e que, por isso, merecem ser premiadas.

Nesta edição o Serviço Atende+ recebeu, além da placa e certificado de outorga, o certificado do prêmio “Top Absolute Marca Brasil”, uma láurea especial para homenagear as marcas de empresas e/ou de produtos que se mantiveram em primeiro lugar ininterruptamente na categoria, desde que a mesma foi criada ao menos há cinco edições.

 

 Uma área externa, ao fundo uma árvore grande, à frente um banner do serviço Atende+

Uma mulher auxiliando uma pessoa em cadeira de rodas sendo retirada da van do serviço Atende+, do lado de fora dois homens, um operando o elevador da van e outro observando a ação.

Uma área externa, ao fundo uma van do serviço Atende+, à frente, nove pessoas posicionadas para a foto, entre elas um em cadeira de rodas, na frente delas uma placa do logotipo do Atende+

Um auditório, do lado esquerdo pessoas em um palco, entre elas uma em cadeira de rodas. Do lado direito algumas pessoas ao fundo em pé, uma interprete de libras posicionada no canto do palco, e algumas pessoas sentadas no chão.