Prefeitura leva Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiências às Subprefeituras

Projeto busca proximidade para conhecer e atender a população com deficiência

 A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Subprefeituras (SMPR) e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), leva às Subprefeituras serviços e informações à população com deficiência e suas famílias, de cada região da cidade.

Hoje, 28, a edição aconteceu na Subprefeitura da Lapa, das 10h às 16h. 

A Caravana de Serviços já passou pelas Subprefeituras de São Miguel Paulista, Zona Leste, Freguesia Brasilândia, Zona Norte, e M’Boi Mirim, Zona Sul, e atendeu 350 pessoas com deficiência.

Dentre os serviços e informações que serão oferecidos destacamos: orientações sobre Empreenda Fácil, MEI e empreendedorismo (ADESAMPA); Vagas de emprego, seguro desemprego, emissão de carteira profissional 1ª e 2ª via, Formalização de MEI (CATe); Cadastro de estudantes com deficiência (CIEE); atendimento (CMPD); Cartão DEFIS para estacionamento (DSV); IPTU, Isenção de IPTU para aposentados, desbloqueio de CCM e Senha WEB (Fazenda); Orientação jurídica (FMU); Certificado de Alistamento Militar, Certificado de Dispensa (Junta de Serviço Militar); Consulta e negociação de débitos tributários Mobiliários e Imobiliários inscritos na Dívida Ativa (Justiça); ouvidoria e serviços de Direitos Humanos para imigrantes, mulheres, idosos e LGBTI+ (SMDHC); Bilhete Único Especial e Atende+ (SPTRans); Pedidos de fiscalização, reclamações, denúncias e melhorias /Calçada, árvore, tapa buraco, acessibilidade, obras (Subprefeitura Lapa).

Para facilitar o atendimento ao público surdo e com deficiência auditiva, cada Subprefeitura receberá posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras (CIL), que é administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Trata-se de um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real.

Os funcionários de cada Subprefeitura também receberão treinamentos e orientações para atender as pessoas com deficiência. Haverá um canal de comunicação da Subprefeitura direto com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para esclarecer eventuais dúvidas.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população com deficiência. Recebemos em nossa Secretaria muitas demandas e, atualmente, a maioria dos serviços já são oferecidos nas Subprefeituras. A ideia da caravana é justamente orientar e facilitar a vida das pessoas, sem que elas tenham que se deslocar até o centro da cidade. Além disso, queremos também orientar os funcionários, para que saibam como atender as pessoas com deficiência”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.


Serviço: Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiência
Data: 27 e 28/março
Horário: 10h às 16h
Local: Subprefeitura Lapa - Rua Guaicurus, 1000 – Lapa, Zona Oeste

Informações: (11) 3913-4038


Cronograma próximas agendas:
10 e 11/04 - Itaquera – Rua Augusto Carlos Bauman, 851 – Itaquera
24 e 25/04 – Perus – R. Ylídio Figueiredo, 349

 

Confira algumas fotos: