Prefeitura de São Paulo lança Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência

Lançamento voltado para o setor privado foi durante evento da Rede Empresarial de Inclusão Social

Nesta sexta-feira (22), a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS) promoveu seu 32º Encontro, cujo tema foi “Interseccionalidade e Autonomia da Mulher com Deficiência”, e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) participou do evento lançando o Programa de Estágio para Estudantes com Deficiência. O encontro da REIS, desta vez, teve como foco a mulher com deficiência e seu protagonismo na sociedade. Foi realizado no auditório da IBM. 

O objetivo do lançamento é incentivar empresas privadas a criarem programas de estágios para jovens com deficiência, a exemplo da própria Prefeitura, que triplicou nos últimos dois anos o número de seus estagiários com deficiência, transformando a vida dos jovens que estão tendo essa oportunidade.

“Muitas empresas têm programas estruturados de empregabilidade de profissionais com deficiência, mas não têm programas de estágios”, comenta Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. “Com nossa ação, queremos que as empresas cumpram a Lei, mudem a vida de jovens com deficiência e vejam seus programas de estágios como importante caminho para preenchimento de vagas”, conclui.

Poucas empresas têm conhecimento de que 10% das vagas de estágio oferecidas devem ser destinadas a estudantes com deficiência, segundo a Lei 11.788 de 2008.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) acredita que o trabalho significa dignidade e autoestima para as pessoas com deficiência. A partir da inclusão no mercado de trabalho, elas enxergam que são plenamente capazes de exercer funções no ambiente corporativo e na sociedade. Com o Programa de Estágio, seria possível desenvolver esse profissional, conhecer suas habilidades e competências e posteriormente efetivá-lo, fazendo assim cumprir o que determina a Lei de Cotas.

“O estágio de estudantes com deficiência é a porta de entrada para o trabalho formal, desenvolvimento profissional e mudança na cultura organizacional da corporação”, diz Marinalva Cruz, secretária adjunta da pessoa com deficiência do município de São Paulo.

Na ocasião, as empresas que fazem parte da Rede Empresarial de Inclusão Social, foram convidadas a unir esforços para ampliar o percentual de vagas de estágio para estudantes com deficiência. Aquelas que aderirem a essa iniciativa, assinarão um “Termo de Adesão” e terão seus nomes divulgados em uma página no site da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), como apoiadores, além de terem suas marcas mencionadas em todas as apresentações que a Secretaria realizar sobre o tema.

A Rede Empresarial foi criada em 2012, com o intuito de reunir e mobilizar empresas no Brasil para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, através do compartilhamento de conhecimentos e identificação de boas práticas, da articulação de contatos, parcerias e projetos para o desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos, visando à qualificação profissional e a facilitação da contratação e retenção.

O evento abordou a interseccionalidade e teve como convidadas, mulheres com deficiência, profissionais, que debateram temas relacionados às dificuldades no ambiente de trabalho, protagonismo da mulher com deficiência na sociedade, empregabilidade, e o papel das empresas para promover o empoderamento dessas mulheres.

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2016, há no Brasil 418 mil pessoas com deficiência, empregadas pela Lei de Cotas. Deste total, 42,8 mil pessoas estão empregadas na cidade de São Paulo.


Auditório reúne pessoas com e sem deficiência que acompanham a palestra de Marinalva Cruz, secretária adjunta da pessoa com deficiência do município de São Paulo.