Prefeitura de São Paulo concede Selo de Acessibilidade Arquitetônica à GOL pela inovadora rampa de acesso às aeronaves

O Selo certifica que o equipamento respeita as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na cidade de São Paulo

Nesta sexta-feira (15), às 9h, a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Prefeitura de São Paulo, entregou do Selo de Acessibilidade Arquitetônica à GOL pela inovadora rampa de acesso às aeronaves, no Aeroporto de Congonhas, Praça Comandante Linneu Gomes, s/nº - Portão 3.

O evento contou com a presença do Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, do Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato e demais autoridades.

O Selo, regulamentado pelo Decreto nº 45.552/2004, é concedido para equipamentos públicos ou privados, que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Desde 2011, vários locais como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais já foram contemplados.

O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, destaca o significado desta certificação: “Cada Selo concedido é uma conquista em termos de respeito aos direitos das pessoas com deficiência. No caso específico, inovador, a GOL conseguiu resolver uma questão chave, o embarque de pessoas com deficiência, principalmente cadeirantes, motivo de muitos problemas e reclamações”.

Os critérios e parâmetros que são avaliados nas instalações para a concessão do Selo de Acessibilidade seguem a Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (ABNT NBR 9050 - disponível em http://bit.ly/1WhF7wr), que estabelece todos os itens de acessibilidade arquitetônica.

Segundo José Luiz Belixior Jr., diretor de Operações Aeroportuárias da GOL, “A GOL investe constantemente em frentes de atendimento que proporcionam, além de uma experiência de viagem agradável, a possibilidade de promover a igualdade entre os Clientes e colaborar com o meio-ambiente. É muito gratificante para o nosso time receber este importante reconhecimento do nosso trabalho.”


A presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade, Silvana Cambiaghi, explica o que é avaliado pelo órgão: “Para que um equipamento receba o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, é preciso ter todos os itens corretos, desde corrimãos, rampas, pisos, corredores, acessos, entre outros critérios estabelecidos na ABNT NBR 9050”.

Mais informações sobre o Selo de Acessibilidade Arquitetônica acesse nosso site.

Sobre a Rampa de Acesso da GOL

A rampa exclusiva para embarque e desembarque remoto é uma iniciativa que faz parte dos investimentos da companhia em acessibilidade e inclusão e tem como objetivo facilitar o acesso às aeronaves, que não possui pontes de embarque - os chamados fingers.

O sistema da rampa é manual e funciona de forma quase idêntica ao das escadas já utilizadas, sendo conectado à aeronave no momento do embarque e do desembarque. O equipamento possui ainda abastecimento solar, capaz de tornar autossuficiente a sua iluminação.

A rampa de acesso foi lançada com exclusividade em 2016 nos aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). Hoje já está presente também nos aeroportos de Petrolina (PE), Juazeiro do Norte (CE), Teresina (PI), além de Rio Branco (AC) e Cruzeiro do Sul (AC), Teresina (PI) e Aracaju (SE).

Características técnicas :

Não motorizada e de fácil operação;
• Atende a todos os tipos de passageiros, especialmente pessoas com deficiência, seguindo a norma NBR 9050;
• Possui três lances de rampa;
• Composta de quatro sapatas que suportam 25 toneladas por unidade;
• Possui cobertura;
• Atende toda a família de aeronaves Boeing 737 nas portas dianteira e traseira;
• Possui piso antiderrapante;
• Iluminação com LED alimentada por painel solar;
• Baixa manutenção;
• Capacidade para 66 pessoas;
• Facilidade de pré-embarque;
• Operação por duas pessoas;
• Design com 7,11º de inclinação (Conforme NBR 9050);
• Altura de atendimento de 2,50 a 3,07 metros de altura;
• Carga de trabalho igual a 320Kg por metro quadrado;
• Sapatas de acionamento interligadas proporcionando rapidez e segurança.


Confira as fotos: 

Uma sala, doze homens pousando para a foto, entre eles o prefeito Bruno Covas e três cadeirantes, incluindo o secretário Cid Torquato. A frente em uma mesa pequena, um protótipo de uma plataforma que facilita a entrada de pessoas com deficiência em aviões

Uma pista de pouso de aeronaves, a esquerda uma plataforma que facilita a entrada de pessoas com deficiência no avião, a direita quatro pessoas conversando, entre elas o secretário Cid Torquato em uma cadeira motorizada

Uma pista de pouso de aeronaves, a frente onze homens pousando para a foto, entre eles o secretário Cid Torquato em uma cadeira motorizada.

Uma pista de pouso de aeronaves, a esquerda algumas pessoas conversando, entre elas o secretário Cid Torquato em uma cadeira motorizada. A direita uma plataforma que facilita a entrada de pessoas com deficiência no avião,

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