Prefeitura de São Paulo promove Carnaval acessível com audiodescrição ao vivo pelo Facebook e boletins em Libras no Instagram

Os recursos de acessibilidade para cegos e surdos serão disponibilizados em tempo real nas redes sociais da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência durante as apresentações das agremiações do grupo especial

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e da SPTuris, disponibilizará audiodescrição ao vivo pelo Facebook e boletins em Libras no Instagram, feitos diretamente do Sambódromo, durante os desfiles das Escolas de Samba do grupo especial, nos dias 1 e 2 de março, em São Paulo. Os recursos de acessibilidade serão transmitidos pela página do Facebook da SMPED, www.facebook.com/smpedsp, e no Instagram, https://www.instagram.com/smpedsp.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que fornece detalhes sobre imagens, expressões faciais, figurinos, cenários, mudança de espaço e tempo e qualquer informação escrita que componha o cenário a ser descrito. O sistema é operacionalizado por meio de uma cabine, onde o audiodescritor, em linguagem oral, conta o que está assistindo. A novidade deste ano é que a equipe de audiodescrição visitará os barracões das escolas de samba para incluir no processo de pesquisa e mais detalhes nas descrições. A ação terá apoio da DKS Eventos, que fornecerá os serviços de acessibilidade comunicacional.

Os boletins em Libras a serem publicados no Instagram, terão detalhes sobre as escolas, curiosidades dos enredos e ficha técnica, além de uma cobertura exclusiva direto do Sambódromo. Para as pessoas com deficiência auditiva já foram disponibilizados, nas redes da SMPED, vídeos do projeto “Samba com as Mãos”, com a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos 14 sambas-enredos das agremiações que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo. Todos os vídeos já estão no canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/inclusaosp.


Serviço: Audiodescrição no Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial e boletins em Libras no Instagram
Data: 1 e 2 de março
Páginas de Acesso: www.facebook.com/smpedsp e https://www.instagram.com/smpedsp
Informações: 3913-4070