Prefeitura leva Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiências às Subprefeituras

Projeto busca proximidade para conhecer e atender a população com deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Subprefeituras (SMPR) e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), levará às Subprefeituras serviços e informações à população com deficiência e suas famílias, de cada região da cidade.

A primeira Subprefeitura a receber a equipe de atendimento foi a de São Miguel Paulista, na Zona Leste, que entre os dias 13 e 14 de fevereiro, atendeu mais de 200 pessoas com deficiência.

A Freguesia Brasilândia foi a segunda a receber a Caravana de Serviços, realizada nos 27 e 28 de fevereiro, na Av. João Marcelino Branco, 95 – Vila dos Andrades. Foram realizados 85 atendimentos, no total. 

Dentre os serviços e informações que foram oferecidos destacamos: Vagas de Emprego (CATe), Bilhete Único Especial (SPTrans), Cartão DEFIS (DSV), denúncia de calçada, mediação de conflitos. Além do atendimento feito pelo CMPD, teve  também cadastro dos estudantes com deficiência no CIEE, atendimento jurídico pelo FMU e Apoio Técnico pela APAE, que são apoiadores e parceiros na ação.

Para facilitar o atendimento ao público surdo e com deficiência auditiva, cada Subprefeitura receberá posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras (CIL), que é administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Trata-se de um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real.

Os funcionários de cada Subprefeitura também receberão treinamentos e orientações para atender as pessoas com deficiência. Haverá um canal de comunicação da Subprefeitura direto com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para esclarecer eventuais dúvidas.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pela população com deficiência. Recebemos em nossa Secretaria muitas demandas e, atualmente, a maioria dos serviços já são oferecidos nas Subprefeituras. A ideia da caravana é justamente orientar e facilitar a vida das pessoas, sem que elas tenham que se deslocar até o centro da cidade. Além disso, queremos também orientar os funcionários, para que saibam como atender as pessoas com deficiência”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Cronograma próximas agendas:
13 e 14/03 - M’Boi Mirim – Av, Guarapiranga, 1695 – Parque Alves de Lima
27 e 28/03 - Lapa – Rua Guaicurus, 1000 - Água Branca
10 e 11/04 - Itaquera – Rua Augusto Carlos Bauman, 851 - Itaquera

 cinco pessoas na foto, Na entrada da Subprefeitura, equipe da SMPED realiza o atendimento.

seis pessoas na foto. A equipe da SMPED realiza o atendimento dos munícipes.

sete pessoas na foto, em uma sala. Entre elas, a equipe do CIEE realiza o atendimento.

14 pessoas na foto, em uma sala. Entre elas, o Secretário Cid Torquato e a Subprefeita Sandra Santana.