Prefeitura leva Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiências às Subprefeituras

Cerca de 100 pessoas foram atendidas, só no primeiro dia. No segundo dia, a ação recebeu a visita do Prefeito Bruno Covas

 A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Subprefeituras (SMPR) e com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), levará às Subprefeituras serviços e informações à população com deficiência e suas famílias, de cada região da cidade.

Nos dias 13 e 14 de fevereiro a Subprefeitura São Miguel Paulista foi a primeira a receber a Caravana. O projeto, que ainda é um piloto, passará por todas as subprefeituras em busca de proximidade para conhecer e atender a população com deficiência, no espaço do Descomplica SP.

Em seu segundo dia, a Caravana contou com a presença do Prefeito Bruno Covas, que foi acompanhado pelo Subprefeito Edson Marques e o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato. Dentre os serviços e informações oferecidos, destacamos: BPC via Cadastro Único, Tarifa Social, Vagas de Emprego, Bilhete Único Especial, Cartão DEFIS, certificado de isenção militar, Atende+ e Cadastro de estudantes com deficiência no CIEE. Cerca de 188 pessoas com deficiência foram atendidas nos dias da ação. 

A Caravana

Para facilitar o atendimento ao público surdo e com deficiência auditiva, cada unidade receberá posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras (CIL), que é administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Trata-se de um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real. O Descomplica São Miguel já possui esse serviço.

Os funcionários de cada Subprefeitura também receberão treinamentos e orientações para atender as pessoas com deficiência. Haverá um canal de comunicação da Subprefeitura direto com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. 

Confira: 

Mais de 20 pessoas no espaço de atendimento do Descomplica SP de São Miguel Paulista. Pessoas estão na fila e outras estão sendo atendidas por funcionários a equipe da SMPED, nas mesas de atendimento.

três mulheres na foto. Elas estão na mesa de atendimento. Duas delas estão de frente para um computador, durante atendimento e outra, observa.

três pessoas reunidas ao redor de uma mesa, em uma sala fechada. Duas mulheres e homem. Um homem e uma mulher estão de frente para dois notebooks sobre a mesa e a outra mulher observa.

três pessoas na foto, o Prefeito Bruno Covas, o Secretário Cid Torquato e o Subprefeito de São Miguel Paulista, Edson Marques.

Mais de 10 pessoas no espaço do Descomplica, entre elas, duas mulheres. Uma delas atende uma munícipe.

mais de 15 pessoas na foto, entre elas, o Prefeito Bruno Covas e o Secretário Cid Torquato.

Créditos: Fábio Nunes (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência)