Prefeitura de São Paulo promove seminário sobre Acessibilidade em Projetos e Obras

Evento destinado a arquitetos e urbanistas apresentou normas e padrões de acessibilidade arquitetônica no município

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU), e apoio da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), realizou, nesta sexta-feira, 15, o seminário “Procedimentos de Comprovação de Acessibilidade em Projetos e Obras”. O evento foi destinado a arquitetos e urbanistas interessados na questão da acessibilidade arquitetônica.

A iniciativa teve como objetivo apresentar os procedimentos referentes à acessibilidade na cidade de São Paulo, tais como: Certificado de Acessibilidade, Selo de Acessibilidade Arquitetônica e as obrigações do Código de Obras Municipal. Além disso, também abrangeu as exigências no âmbito de acessibilidade nos municípios de Santos, Ribeirão Preto, Socorro, entre outros.

O evento gratuito, contou com a participação, na mesa de abertura, do Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, a Presidente da CPA, Silvana Cambiaghi, o Conselheiro do CAU, José Antonio Lanchoti e o Diretor da Divisão de Projetos do EDIF - SIURB, Fernando Augusto Tavares. 

“Nós já entendemos que não existe Arquitetura sem acessibilidade”, afirmou Fernando Augusto Tavares, diretor técnico do Departamento de Edificações (EDIF), da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, sintetizando o grande tema do evento.

E cada cidade enfrenta seus próprios desafios para tornar realidade a “acessibilidade arquitetônica”, incluindo a megalópole do Estado.

“A legislação de acessibilidade é muito rígida, é muito ‘preto no branco’. E é muito complicado [aplicar] uma legislação tão ‘preto no branco’ a uma cidade tão cheia de nuances como São Paulo”, comentou o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, na abertura do evento.

Para os profissionais, trata-se do dever (expresso no Código de Ética) de cumprir a legislação da área, em todos os seus aspectos técnicos. “A Acessibilidade é medida. (…) A Acessibilidade é ou não é. Ou a pessoa entra ou a pessoa não entra; ou a pessoa vai ao banheiro ou a pessoa não vai”, atestou Silvana Cambiaghi, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade de São Paulo (CPA) e Coordenadora da Comissão de Acessibilidade do CAU/SP.

Confira: 

4 pessoas na mesa, em uma sala de eventos. Entre elas, o Secretário Cid Torquato fala ao microfone.

uma sala de eventos cheia com aproximadamente 70 pessoas.

foto da Presidente da CPA Silvana Cambiaghi, sorrindo e atrás de uma mesa. Ela usa uma cadeira motorizada.

três homens na foto. Dois deles, estão na mesa de abertura do evento. Destaque para Fernando Augusto Tavares (Diretor da Divisão de Projetos do EDIF - SIURB) fala ao microfone.

uma sala de eventos cheia com aproximadamente 70 pessoas.

foto da segunda mesa do debate com seis palestrantes: Eduardo Flores Auge – Arquiteto, membro da CPA; Paulo Mantovani – Conselheiro do CAU; José Antonio Lanchoti - Conselheiro do CAU; Nelson Gonçalves de Lima – Conselheiro do CAU; Claudio de Campos – Conselheiro do CAU; Ludimila de Fátima – Membro da Comissão Temporária do CAU; Mel Gatti de Godoy Pereira – Conselheira do CAU; Silvana Serafino Cambiaghi – Presidente da CPA.

 Créditos: Fábio Nunes (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência)