Novo Decreto e Plano Municipal de Calçadas para cidade de São Paulo

Na última sexta-feira (25), o Prefeito Bruno Covas promulgou decreto que vai padronizar as calçadas de São Paulo e deu start ao Plano Municipal de Calçadas de sua gestão.

Serão investidos R$ 400 milhões em 2 anos, e as calçadas terão o mesmo padrão da Avenida Paulista, com concreto moldado in loco e todos os recursos de acessibilidade, inclusive piso tátil direcional e de alerta onde pertinente.

Os investimentos serão direcionados às rotas consideradas estratégicas e prioritárias, tendo como referências locais de maior tráfego de pedestres, ocorrência de acidentes e reclamações de munícipes via 156, além do entorno de equipamentos públicos, com destaque para Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura.

A pedido do Prefeito Bruno Covas praças, parques e áreas de lazer também devem ser contempladas como prioritárias, garantindo acesso e acessibilidade à toda população.

As Secretarias Municipais de Subprefeituras, da Pessoa com Deficiência, CPA - Comissão Permanente de Acessibilidade e SP Urbanismo são os responsáveis pelos estudos técnicos para a identificação das rotas estratégicas e a seleção daquelas que receberão as primeiras obras, que já começaram.

As calçadas consideradas prioritárias somam cerca de 3 milhões de m2 e representam mais de 70% do tráfego de pedestres. Em 2 anos, a Prefeitura espera requalificar até 1,6 milhões de m2, mudando a cada da cidade.

DECRETO Nº 58.611, DE 24 DE JANEIRO DE 2019