Prefeito Bruno Covas visita a Fraternidade Irmã Clara

Entidade abriga e oferece tratamento e reabilitação a pessoas com Paralisia Cerebral

Nesta sexta-feira (18), a Fraternidade Irmã Clara (FIC) recebeu a visita do Prefeito de São Paulo Bruno Covas e do Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, à Rua do Bosque, 855 - Barra Funda. O objetivo da visita é conhecer o trabalho da entidade de acolhimento de pessoas com deficiência múltipla.

A FIC existe desde 1982 e em agosto de 2008 construiu sua nova sede em uma área cedida pela Prefeitura de São Paulo, tendo como finalidade o abrigo, tratamento, reabilitação e inclusão social de seus acolhidos, que foram diagnosticados com Paralisia Cerebral em seus mais diversos graus, acolhem em regime de internato, com atendimento técnico e profissional em fisiatria, fisioterapia (hidroterapia, motora e respiratória), terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia e musicoterapia.

A instituição presta serviço social de grande relevância para o município de São Paulo. Atende diariamente cerca de 75 pessoas, que realizam tratamento de reabilitação. Hoje, mantém 48 acolhidos, que foram encaminhados ainda crianças, por abandono familiar, e lá permanecem até a idade adulta. Para atender a demanda interna, mantém oficina própria de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

“A Fraternidade Irmã Clara é uma referência no abrigamento de pessoas com deficiência. Temos que apoiar essas entidades, que, muitas vezes, não conseguem convênios públicos e precisam de doações para se manter”, afirma o Secretário Cid Torquato.

Os pacientes são atendidos por funcionários e voluntários e chegam por ordem judicial, ou por indicação de pessoas que conhecem a qualidade do trabalho de assistência social que prestam à sociedade nos quase 40 anos de existência.


Sobre a Fraternidade Irmã Clara (FIC)

Tem como finalidade o abrigo, tratamento, reabilitação e inclusão social de seus acolhidos, que foram diagnosticados com Paralisia Cerebral em seus mais diversos graus.
http://ficfeliz.org.br/fic/

Confira:  

Visita do Prefeito Bruno Covas à Fraternidade Irmã Clara com a participação do Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, Berenice Giannella, Secretária Municipal de Direitos Humanod, Marcelo Del Bosco, Secretário- adjunto Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Roberto Arantes, Subprefeito da Sé.

Prefeito Bruno Covas e Secretário Cid Torquato visitam as instalações da Fraternidade.

Local para atendimento de reabilitação de jovens e crianças.

Oficina de cadeira de rodas