Projeto articulado pela Prefeitura de São Paulo leva atendimento dentário a crianças e jovens com deficiência

Mutirão de atendimento dentário une setor público e privado em causa social

Nesta quarta-feira (16),  a ONG “Amigo da Vez” realizou uma ação de tratamento odontológico, um mutirão de atendimento dentário para os residentes da Associação Lar Ternura São Camilo. A ação foi privada, e patrocinada por Michel Farah da Farah Social, Lilly Sarti e Marcelo Raimondi, mas foi articulada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, por intermédio do Secretário Cid Torquato, tem visitado e conhecido várias entidades que cuidam de pessoas com deficiência, muitas em situação de abrigamento. Dessas visitas surgiu a ideia de levar às entidades beneficentes tratamento dentário aos seus internos.

“Trata-se de ação piloto, que pretendemos ampliar, sempre em parceria com a sociedade civil e o setor privado”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

A ONG “Amigos da Vez”, que já faz um trabalho social de atendimento odontológico, se voluntariou para esta primeira ação. Criada pelo cirurgião dentista Maurício Querido, tem como objetivo levar à população mais carente atividades socioeducativas de orientação em higiene oral e atendimento odontológico.

O projeto piloto levará tratamento dentário às crianças e jovens da Associação Lar Ternura São Camilo, entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1980, destinada ao atendimento às pessoas com deficiência em regime de abrigo.

A ação contou com quatro consultórios móveis, contendo cadeiras dobráveis de metal, com estofamento de couro sintético e equipamentos dentários que, serão instalados um dia antes da ação. Foram 17 voluntários entre dentistas e auxiliares especializados em tratamento de pessoas com deficiência, além de equipe da SMPED, para atender os 20 jovens residentes na instituição. Ainda, 41 procedimentos realizados e 2 encaminhamentos, 1 com risco pra exodontia e outro para remoção de ponto.

Sobre a Amigo da Vez
Organização sem fins lucrativos que busca levar à população mais carente, atividades socioeducativas de orientação em higiene oral e atendimento odontológico.
http://www.amigodavez.org.br/

Sobre a Associação Lar Ternura São Camilo
Instituição que promove a habilitação e reabilitação, proteção e inclusão social das pessoas com deficiência, prestando assistência de saúde com qualidade; promovendo sua integração a vida comunitária. É uma instituição que sobrevive exclusivamente de doações da própria comunidade e de algumas empresas.
http://www.larternura.org.br

Confira: 

Equipe de dentistas realizam atendimentos em jovens e crianças no local.

Profissionais realizam o atendimento em um jovem, que está sobre uma maca de consultório.

Secretário Cid Torquato Visita o espaço, onde os atendimentos estão sendo realizados. Macas de consultório ao redor e materias odontológicos.

Secretário Cid Torquato Visita o espaço, onde os atendimentos estão sendo realizados.

Na foto da esquerda para direita: Diretor do Lar Ternura, José Roberto Fernandes Vieira Prioste,  Secretário da SMPED Cid Torqato, Idealizadorda Amigo da Vez e Maurício Querido.

Créditos: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência/Eduardo Jurado