Prefeitura de São Paulo leva acessibilidade aos surdos durante o Carnaval

Projeto “Samba com as Mãos” realizado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência visa tornar a festa do carnaval mais acessível

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realiza neste ano a 4ª edição do projeto “Samba com as Mãos”, que disponibiliza vídeos com a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos 14 sambas-enredos das agremiações que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo. O objetivo é incluir pessoas surdas ou com deficiência auditiva na maior festa cultural do país.

Neste ano, o Carnaval acontece em março, mas os preparativos do projeto começam bem antes. Dias 8, 9 e 10 de janeiro, a SMPED vai reunir um grupo de intérpretes de Libras e alguns surdos que farão a interpretação. São três dias de dedicação e empenho. Lembrando que os sambas-enredos têm algumas características que demandam um esforço maior em sua tradução. Na maioria das vezes, usam palavras de origem africana e ditos populares, e isso exige do tradutor um trabalho em conjunto com o autor da letra para que nada se perca.

Após essa primeira etapa, acontece a gravação da tradução dos enredos em estúdio, que será realizada nos dias 17 e 18 de janeiro. Os surdos acompanham todo o projeto até sua conclusão.


Antes da maior festa da cidade de São Paulo acontecer, os links com os vídeos das traduções dos sambas-enredos ficam disponíveis no site e no Canal da Secretaria no YouTube. Nos dias de Carnaval, durante os desfiles os vídeos são disponibilizados em telões no Espaço da Cidade, no Anhembi.


“O Carnaval, essa grande festa que faz parte da cultura brasileira, é um bom momento para aumentar a conscientização e sensibilização das pessoas sobre as questões relativas aos direitos das pessoas com deficiência. A atividade inclusiva é um grande estímulo para a participação deste público nas ações da cidade. Com o grande resultado obtido nas edições anteriores, queremos ampliar o projeto, e divulgá-lo para que mais pessoas participem e se emocionem”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Para Laila Sankari, que tem deficiência auditiva, o projeto “Samba com as Mãos” mudou seu conceito sobre Carnaval. Ela afirma, que antes ia para o desfile ver carros alegóricos e fantasias, mas não entendia o que estava acontecendo. “Eu já participei das três edições anteriores e com a criação do projeto “Samba com as Mãos” pela Secretaria, minha visão mudou, com a tradução para Libras, tenho a oportunidade de acompanhar o contexto do que está sendo dito. Essa inclusão é emocionante!”, afirma.

De acordo com os dados revistos do IBGE em 2018, no Brasil, há 2 milhões de pessoas com deficiência auditiva, e em São Paulo são 120 mil. Além disso, 80% dos surdos no Brasil têm dificuldades de compreender o português.

Serviço:

Gravação:
Dias: 17 e 18/Janeiro – das 9h às 18h
Local: MOL Estúdio de Gravação e Produção
Av. Vieira de Carvalho, 40 – República – São Paulo - SP

Informações: (11) 3913-4070