Prefeitura de São Paulo integra Pacto Global sobre Cidades Inclusivas e Acessíveis

Lançamento do documento em Berlim marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem a participação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Reconhecendo a acessibilidade como um direito humano fundamental e propondo ações que visam a inclusão não apenas de pessoas com deficiência, mas de toda a sociedade, a rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), em parceria com a World Enabled, lançou, nesta segunda-feira (3), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Pacto Global sobre Cidades Inclusivas e Acessíveis, em Berlim.

A declaração vai de acordo com o conceito de Cidades para Todos (#CitiesForAll), da Nova Agenda Urbana da ONU e das iniciativas pelo Desenvolvimento Sustentável, Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e das Cidades Amigas dos Idosos da OMS.

As cidades de Berlim (Alemanha), Nova York e Chicago (EUA), Amã (Jordânia) e El Aiune (Marrocos) também assinaram o Pacto. A cidade de São Paulo foi representada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, com a presença da Secretária Adjunta, Marinalva Cruz.

A cidade de São Paulo está entre as signatárias do Pacto. “É uma excelente oportunidade para São Paulo mostrar seus avanços na inclusão das pessoas com deficiência e também para nos aproximarmos do que há de mais moderno em acessibilidade”, diz o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Os compromissos estabelecidos pelo Pacto Global sobre Cidades Inclusivas e Acessíveis incluem ações pela não discriminação de pessoas com deficiência, pela participação na sociedade, pela elaboração de programas e políticas públicas inclusivas, além de acessibilidade física e digital.

Sobre a CGLU}

A rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) foi criada em 2004, com o objetivo de promover a cooperação e o intercâmbio entre os governos locais autônomos e democráticos. Inclui mais de 1000 cidades, de cerca de 100 países e mais de 100 associações de governos locais. São Paulo é membro desde sua fundação e, desde então, já participamos de eventos, capacitações e campanhas da rede.

Sobre o World Enabled

A World ENABLED, presidida pelo Dr. Victor Pineda é uma organização educacional sem fins lucrativos que promove os direitos e a dignidade das pessoas com deficiência. Nosso trabalho de campo e nossas iniciativas de pesquisa incluem uma abordagem inclusiva de direitos humanos e civis aos programas e políticas de deficiência. Com nossos parceiros internacionais, trabalhamos para construir sociedades inclusivas nas quais as pessoas com deficiências possam desenvolver seus talentos, habilidades e habilidades e atingir todo o seu potencial.

Sobre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED)

A Prefeitura de São Paulo tem uma Secretaria que acompanha e monitora políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Sua missão é formular, articular, mobilizar e desenvolver ações políticas de atenção ao protagonismo e autonomia das pessoas com deficiência, valorizando sua participação efetiva e justa, além de promover a transformação social necessária à inclusão delas na sociedade. Essas ações são feitas junto aos órgãos públicos, entidades e munícipes.
 

Secretária Adjunta da SMPED Marinalva Cruz fala ao microfone, ao lado de representantes de outros países. Atrás tem um telão com a apresentação da Prefeitura de São Paulo.

Secretária Adjunta da SMPED Marinalva Cruz ao lado de representantes de outros países.

Secretária Adjunta da SMPED Marinalva Cruz ao lado de representantes de outros países. Todos assistem uma apresentação no telão.

Secretária Adjunta da SMPED Marinalva Cruz ao lado de representantes de outros países. Todos seguram o documento assinado pelas cidades presentes, firmando os 5 compromissos relacionados as pessoas com deficiência.