Sites da Prefeitura de São Paulo ganham tradução em Língua Brasileira de Sinais em tempo real

Parceria inédita com o app Hand Talk conta com o Hugo, um simpático intérprete 3D, que faz a tradução automática de texto e voz para Libras em todos os portais da gestão municipal

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), fechou parceria com o aplicativo Hand Talk, para que surdos e pessoas com deficiência auditiva possam ter acesso ao conteúdo, notícias e serviços de todos os portais da Prefeitura de São Paulo, Secretarias Municipais e Subprefeituras em Língua Brasileira de Sinais.

Ao entrar nas páginas da Prefeitura, o usuário deve clicar no ícone de acessibilidade em azul ao lado direito da tela, que indicará o tradutor em tempo real. Quando ativado, basta selecionar o texto com o cursor do mouse que o intérprete 3D Hugo fará a tradução do texto ou voz.

De acordo com os dados revistos do IBGE em 2018, no Brasil, há 2 milhões de pessoas com deficiência auditiva, e em São Paulo são 120 mil surdos. Além disso, 80% dos surdos no Brasil têm dificuldades de compreender o português. Para o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, a inclusão digital promove a cidadania: “A Língua Brasileira de Sinais é o segundo idioma oficial do nosso país. Por isso, é muito importante que a Prefeitura de São Paulo ofereça acessibilidade digital, permitindo que o munícipe surdo esteja conectado aos serviços e conteúdo da cidade”.

Acessibilidade digital em Libras

A falta de acessibilidade digital em Libras faz com que a internet esteja praticamente offline para uma parcela significativa da população, que não consegue consumir qualquer tipo de conteúdo ou até mesmo fazer compras online. Apesar de ser obrigatória por lei desde janeiro de 2016, quando a Lei Brasileira de Inclusão entrou em vigor, a acessibilidade digital ainda está longe de ser uma realidade no país - apenas 2% dos sites brasileiros estão acessíveis.

Diante deste contexto, a Hand Talk disponibiliza para empresas e entidades o Tradutor de Sites, uma ferramenta prática que resolve o problema com um simples clique. Após a ativação da janela de acessibilidade do Tradutor, o usuário é apresentado ao Hugo, intérprete 3D, que faz a tradução dos textos e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais. Os sites que contam com a tecnologia passam a abrir as portas para um público de milhões de pessoas, de forma inovadora e socialmente responsável, dando autonomia para seus usuários surdos.

A Prefeitura de São Paulo tem trabalhado ativamente para mudar esta realidade. Serviços como a Central de Intermediação em Libras e o Selo de Acessibilidade Digital, também fazem parte das iniciativas em prol da inclusão e assim, tornar a cidade de São Paulo cada vez mais inclusiva e acessível.