Conselho promove workshop para capacitação de equipes em questões de Acessibilidade

Evento foi realizado no auditório da unidade Sesc 24 de Maio, na capital paulista

Audiência do workshop no auditório da unidade Sesc 24 de maio, na região central da capital paulista.

O CAU/SP realizou nesta sexta-feira, 30/11, um workshop para capacitação de seus funcionários em questões de Acessibilidade para Arquitetura e Urbanismo.

No auditório da unidade Sesc 24 de Maio, na capital paulista, as equipes das Comissões de Acessibilidade, de Fiscalização e do setor de Atendimento do Conselho, bem como representantes de órgãos municipais, discutiram algumas das principais dúvidas sobre o tema.

Como melhor utilizar as normas de acessibilidade; a necessidade de condomínios terem unidades adaptadas; e a oferta de vagas reservadas em estacionamento foram algumas questões em pauta durante o evento.

“Hoje, o condomínio precisa ter recursos de acessibilidade. Precisa aonde? Nas áreas comuns. Quando for HIS (Habitação de Interesse Social) precisa ter um percentual de apartamentos, e quando for HIS horizontal, tipo vila, também precisa ter percentual. E agora, começa a viger a partir de 2019,  todas as empresas que forem fazer prédios, precisam fazer projetos que sejam adaptáveis”, informa a Coordenadora da Comissão de Acessibilidade do CAU/SP, Silvana Serafino Cambiaghi.

Em julho, foi sancionada a etapa final da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que obriga a construção de empreendimentos residenciais já com recursos de acessibilidade em suas áreas comuns; também estabelece que novas unidades habitacionais disponham esses recursos conforme demanda do comprador. Foi concedido um prazo até o final de 2019 para a adaptação da sociedade.

O Conselho está atento às mudanças da legislação, promovendo eventos e firmando parcerias para levar esclarecimentos à sociedade. No último dia 14, o CAU/SP assinou um convênio de cooperação técnica com Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O foco: a sensibilização dos arquitetos e urbanistas aos conceitos de Acessibilidade e Desenho Universal.

E em setembro, no mesmo espaço do Sesc 24 de Maio, foi realizado o seminário “O Impacto da LBI na Acessibilidade”, também com organização da Comissão Temporária de Acessibilidade do CAU/SP, com o apoio da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Prefeitura de São Paulo, do Sesc-SP, e do Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo. 

Por Redação CAU/USP