Conselho assina Termo de Cooperação Técnica para promoção de conceitos de Acessibilidade

A solenidade de assinatura aconteceu na sede da Prefeitura de São Paulo

Termo de Cooperação Técnica entre CAU/SP e Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência é assinado na sede da Prefeitura de São Paulo.

A sensibilização dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo nos conceitos do Projeto de Acessibilidade e Desenho Universal é o objetivo do Termo de Cooperação Técnica assinado nesta terça-feira, dia 14/11, entre o CAU/SP e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

A solenidade de assinatura aconteceu na sede da Prefeitura de São Paulo, no centro da capital, e contou com a presença do Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência Cid Torquato, do Presidente do CAU/SP, José Roberto Geraldine Junior, e da Coordenadora da Comissão de Acessibilidade do CAU/SP e Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Prefeitura de São Paulo, Silvana Cambiaghi. Também prestigiaram a atividade: o vice-presidente do CAU/SP, Valdir Bergamini; a Coordenadora da Comissão de Ética e Disciplina, Anita Affonso Ferreira; a Coordenadora da Comissão de Comunicação, Nancy Laranjeira; e a Coordenadora Adjunta da Comissão de Acessibilidade, Mel Gatti.

Na ocasião, o Secretário Municipal ressaltou a importância do trabalho conjunto a ser desenvolvido no sentido de ampliar a difusão da Acessibilidade. “Temos a tarefa de agregar valor à Acessibilidade”, destacou Cid Torquato.

O Presidente do CAU/SP parabenizou o trabalho da Comissão de Acessibilidade pela concretização do Termo. “De nossa parte, o empenho será imenso para que possamos implementar essa agenda e dar continuidade ao plano de trabalho que temos aqui para avançar nessa importante pauta”, disse.

Para Silvana Cambiaghi, a missão da iniciativa é lembrar o compromisso da Arquitetura com dimensão humana. “O profissional tem que olhar mais o ser humano, o homem na sua diversidade. Se ele (o profissional) perceber que a gente é tão diferente e que temos necessidades e todas elas têm que ser contempladas, acabam todos os problemas de Acessibilidade”, acredita a Conselheira.

Entre os compromissos assumidos pelos órgãos, está a conjugação de esforços para a “criação de uma sociedade mais inclusiva, sem barreiras arquitetônicas, físicas, comunicacionais, sociais e atitudinais”.

 

Por Daniele Moraes, de São Paulo (CAU/SP).